Pesquisar
Pesquisar

Brasil não concederá asilo à Snowden, afirma Patriota

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Antonio-PatriotaEm entrevista coletiva realizada em São Paulo, nesta terça-feira (16/07), o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota declarou que o Brasil não concederá asilo ao ex-analista da CIA Edward Snowden e que o Brasil apoia a manifestação do Mercosul “como se fosse uma manifestação brasileira sobre o tema”. Para Patriota o assunto de conceder ou não asilo a Snowden está “superado” na visão da Presidência brasileira, “inclusive em função de uma decisão tomada pela cúpula do Mercosul em Montevidéu, que se refere especificamente ao direito de asilo”.

Segundo o chanceler brasileiro, a declaração do Mercosul – na qual os líderes do bloco apoiam os países latino-americanos que decidiram oferecer asilo humanitário ao norte-americano, o governo brasileiro deixou clara sua posição sobre o tema e que considera esse assunto encerrado. Patriota registrou também o apoio do governo brasileiro a declaração de Navi Pillay, a Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos, sobre a situação de Snowden. No comunicado, Pillay afirma que “o caso de Snowden mostra a necessidade de proteger as pessoas que tornam públicas informações que tem implicações no respeito dos direitos humanos e que é cada vez mais importante assegurar o respeito pelo direito à privacidade”.

Questionado sobre a espionagem promovida pelos EUA , o chanceler apontou novamente para as decisões tomadas pela cúpula do Mercosul, entre as quais, a de levar a discussão deste tema para a ONU.

Com informações do Opera Mundi.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

LEIA tAMBÉM

g20-guarani-ms-3
G20 e universidade do MS fecham parceria para produção de conteúdo jornalístico em guarani
MST-40 anos
Brasil possui 2ª maior concentração de terras do mundo, vergonha que MST combate há 40 anos
Lula
Frei Betto | Para Lula, momento exige maior sintonia entre governo e movimentos sociais
Lula-RS-Brasil (2)
Nas mãos de Lula, caos no RS é sequela do bolsonarismo: desmonte ambiental e fake news