NULL
NULL
Nesta terça-feira, foi realizado em São Paulo o ato de lançamento do Comitê pela Desmilitarização da Polícia. No mesmo evento foi também lançado o documentário “Com Vandalismo” , seguido de um bate papo com um dos seus diretores, Bruno Xavier, visando sobre ações que possam ser desencadeadas no sentido de construir uma campanha de massa, capaz de levar a desmilitarização da policia no Brasil.
A policia Militar no Brasil, nasceu com a ditadura militar como força auxiliar do exército, o Ato Institucional número 5, definiu a relação da PM com as forças armadas, definindo o chefe do exército, por aprovação, quem são os chefes das policias estaduais.
Essa característica da policia trás uma série de distorções, que vai da doutrina da segurança nacional e do inimigo a se combater, passando pelo reforço de ações violentas da policia, tendo na estrutura legal o manto da proteção, já que quem julga os policiais que cometem crimes é a própria corporação, não garantindo nenhuma isenção desses processos.
No último período agravou muito a atuação das policias, já que a política de segurança de forma geral é baseada no controle do povo, da classe trabalhadora, com base no Tolerância Zero, que tem inspiração na política de segurança nacional dos EUA!
Essa situação tende a se agravar, já que o estado brasileiro de forma ilegal atribuiu poder de investigação e ilimitado a Força de Segurança Nacional, podendo essa ser acionada , não só pelo governadores dos estados, mas ministros e outros e essa “Policia” , tem sido usada para reprimir as diversas lutas, na construção civil, indígenas , quilombolas etc
Outro aspecto agravante é a aprovação da lei antiterror que corre no congresso, que um dos aspectos é a criminalização dos movimentos sociais, criminalizando e impedindo de vez que o povo lute por uma sociedade melhor
Logo entendemos que desmilitarizar a policia é muito mais que a desmilitarização da policia militar, mas é desmilitarizar e
despenalizar a vida, muito embora, desmilitarizar a policia e passar a gestão da segurança pública para o controle popular é fundamental!
Neste contexto, os organizadores do evento e os setores que tem discutido a repressão policial estão conclamando para que sejam compostos comitês semelhantes por todo o país, objetivando discutir a atual situação das polícias brasileiras e que modelo de segurança que de fato garante a segurança para o povo brasileiro.
Clique AQUI e assista ao Documentário “Com Vandalismo”
Sinopse: “SEM VANDALISMO!” repetiam gritando parte dos manifestantes que ocuparam as ruas de Fortaleza. Mas na multidão das manifestações, que explodiram no Brasil em junho de 2013, outros grupos empregaram métodos mais diretos. Tachados de “vândalos”, foram criminalizados por parte da grande mídia, antes mesmo de serem ouvidos. Este documentário vai à “linha de frente” para registrar os confrontos e entrevistar os manifestantes para mostrar as motivações dos atos de desobediência civil.
Documentário – 70min – junho de 2013 – COPYLEFT
Nigéria – www.facebook.com/nigeriafilmes / e-mail: contatonigeria@gmail.com