Conteúdo da página
TogglePara marcar a comemoração dos 41 anos da promulgação da Lei de Anistia, nesta sexta-feira (28), Paulo Cannabrava realiza o segundo lançamento de seu livro “Resistência e Anistia — a história contada por seus protagonistas”.
O evento, será transmitido pelo YouTube do Opera Mundi à partir das 18 horas e terá retransmissão simultânea no Facebook do site e no Youtube da Diálogos do Sul.
A live desta sexta contará com a presença de ilustres lutadores contra a ditadura e pela conquista da democracia em nosso país, como Beatriz Bissio, jornalista, historiadora e cientista política; João Pedro Stedile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do qual é também um dos fundadores; Moema Viezer, escritora, socióloga, cientista política e analista internacional, Breno Altman, diretor editorial de Opera Mundi e José Luis del Roio, que foi membro do Partido Comunista Brasileiro nos anos 60 e, após o golpe de 1964, fundou, com Carlos Marighella, a Ação Libertadora Nacional (ALN).
O acontecimento, que já nasce histórico, será realizado em parceria com a editora Alameda Casa Editorial e o site Opera Mundi.
Também estarão presentes Amyra el Khalilli, beduína palestino-brasileira, economista socioambiental e editora das redes Movimento Mulheres pela P@Z! e Aliança RECOs; Nataly Santiago, coordenadora do Levante Popular da Juventude; Cleonildo Cruz, historiador e cineasta; Paulo Zocchi, presidente do Sindicato dos Jornalistas; Ana Prestes, socióloga, cientista política e analista internacional e Julia Gumieri, pesquisadora no Memorial da Resistência de São Paulo desde 2015.
Juca Martins
Foto histórica tirada por Juca Martins foi gentilmente cedida para a elaboração da capa do livro Resistência e Anistia
Resistência e Anistia
A obra resgata a história das lutas do povo brasileiro contra a ditadura repressiva e regressiva, de 1964 a 1985, contada por seus protagonistas e através de exaustiva pesquisa documental.
Neste livro, o autor relata o que foi o processo de Justiça de Transição, a luta do povo pela pela democracia, o movimento por eleições diretas e pela anistia a todos os presos e perseguidos políticos. A partir da Lei de Anistia, outro capítulo dessa luta que persiste ainda hoje, a de fazer com que se cumpram as Leis.
“O livro é muito oportuno, pois coloca as coisas no seu devido lugar. Mostra quem é bandido e quem é mocinho de verdade nessa história”, explica Cannabrava.
Resistência e Anistia já está disponível e pode ser adquirido através do site da Alameda Editora.
Serviço:
Lançamento do Livro: Resistência e Anistia de Paulo Cannabrava Filho
Onde: Página do Opera Mundi no Facebook e YouTube
Horário: 18h00
Livro à venda: http://www.alamedaeditorial.com.br/historia/resistencia-e-anistia-de-paulo-cannabrava-filho
Veja também como foi o lançamento — dia 1