Pesquisar
Pesquisar

Covid: Com mais de 150 mil mortes, Brasil tem alta de 98% em casos de depressão e ansiedade

A marca trágica repercutiu na imprensa, com destaque para o negacionisimo, as incertezas e a nossa saúde mental
Thereza Reis
Revista IHU On-line
São Paulo (SP)

Tradução:

No sábado, 10 de outubro, o Brasil ultrapassou a marca dos 150 mil mortos por coronavírus. Manifestação de luto das entidades que compõem a Frente pela Vida aponta que “muitos óbitos poderiam ser evitados se o governo federal tivesse assumido sua responsabilidade no enfrentamento da pandemia, seguindo a ciência e fortalecendo o SUS”. 

A marca trágica repercutiu na imprensa, com destaque para o negacionisimo, as incertezas e a nossa saúde mental. Ao portal Uol, Bernadete Perez, da Universidade Federal de Pernambuco e vice-presidente da Abrasco, alertou que a quarentena não foi feita de maneira adequada no país e que decisões equivocadas matam, principalmente populações mais vulneráveis.

A marca trágica repercutiu na imprensa, com destaque para o negacionisimo, as incertezas e a nossa saúde mental

Pixabay
Durante a pandemia de covid-19 a morte se tornou notícia recorrente no dia a dia das pessoas.

“Parte das pessoas, fundamentalmente as autoridades, banalizaram a epidemia. Como se essas mortes fossem normais, mas não são. Ainda mais quando a gente considera o fator mais grave que é que parte das pessoas que estão morrendo são as mais vulneráveis: idosos, a população negra, a população pobre, as populações indígenas”, afirmou.

Conhecer a dimensão da doença é fundamental para a elaboração e a definição de políticas públicas, mas matéria do jornal Folha de São Paulo mostra que no Brasil esta dimensão é uma incógnita. Os números são subestimados e estudos conduzidos por diversos especialistas de várias instituições tentam desvendar a Covid-19. Sobre reinfecção e imunidade, o epidemiologista Aluísio Barros, da Universidade Federal de Pelotas, do estudo EpiCovid, ressaltou que “ainda estamos no escuro”, já que “os casos de suspeita de reinfecção pelo novo coronavírus ainda são duas dúzias no mundo inteiro. Não se sabe se isso é boa notícia ou sinal de relativa ignorância. Uma pessoa pode ter tido infecção assintomática, raramente detectada, e uma reinfecção com sintomas leves ou vice-versa”, explicou.

Com as incertezas, a saúde mental das pessoas se deteriora com o prolongamento da pandemia no país. Ao Uol, o psicanalista Christian Dunker afirmou que houve aumento de 98% em casos de depressão e ansiedade. Para o cientista social Paulo Silvino Ribeiro, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), há desgaste com o isolamento e a sensação de perigo diminuiu com a “visão negacionista da realidade, alimentada por empresários e por diferentes representantes do poder público quando a doença ainda estava no seu auge”, concluiu.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo
jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista
Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os
nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção
jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Thereza Reis

LEIA tAMBÉM

G20 Social
Na presidência do G20, Brasil faz encontro inédito e chama sociedade civil a debater crises globais
Mercado de Sucre, na Bolívia
Por que alimentos no Brasil estão caros e na Bolívia, baratos? Segredo está no pequeno produtor
Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo