UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
Pesquisar

Fachin anula processos da Lava Jato contra Lula e ex-presidente recupera direitos políticos

Ministro do STF acatou um habeas corpus da defesa do ex-presidente protocolado em novembro e reconheceu incompetência da vara de Curitiba para julgar os casos
Lucas Rocha
Revista Fórum
São Paulo (SP)

Tradução:

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta segunda-feira (8) anular todas as condenações contra o ex-presidente Lula promovidas pela Justiça Federal de Curitiba.

Fachin acatou os argumentos dos advogados de Lula que a 13ª Vara Federal de Curitiba, antes comandada por Sérgio Moro, não era competente para julgar os casos da Lava Jato envolvendo o ex-presidente, que são os do Guarujá, do Sítio de Atibaia e da Instituto Lula.

Continua após o anúncio

Fachin atendeu a um recurso que atribuía a competência do julgamento dos casos do Triplex do Guarujá, do Sítio de Atibaia e da Instituto Lula para o Distrito Federal.

A decisão de Fachin torna Lula novamente elegível.

Continua após o anúncio
Ministro do STF acatou um habeas corpus da defesa do ex-presidente protocolado em novembro e reconheceu incompetência da vara de Curitiba para julgar os casos

Comitê Lula Livre
A decisão de Fachin torna Lula novamente elegível.

Leia a íntegra da decisão de Fachin que anulou todos os processos contra Lula:

“As regras de competência, ao concretizarem o princípio do juiz natural, servem para garantir a imparcialidade da atuação jurisdicional: respostas análogas a casos análogos. Com as recentes decisões proferidas no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não há como sustentar que apenas o caso do ora paciente deva ter a jurisdição prestada pela 13ª Vara Federal de Curitiba. No contexto da macrocorrupção política, tão importante quanto ser imparcial é ser apartidário”, escreveu Fachin ao conceder o habeas corpus.

Com a decisão, os processos e condenações ficam anulados e serão analisados, da estaca zero, pela Justiça Federal do Distrito Federal. No DF, Lula foi absolvido em todos os processos. Com isso, o petista se torna novamente elegível. Pesquisa do Ipec divulgada no domingo mostra que o ex-presidente é quem possui maior potencial de votos e menor rejeição para as eleições de 2022.

Confira aqui a íntegra da decisão.

* Com informações do Jota, da CNN Brasil e do G1.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

   

Continua após o anúncio

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Lucas Rocha

LEIA tAMBÉM

Frei Betto Fazer e comunicar as tarefas do Governo Lula para resgatar a confiança
Frei Betto | Comunicação é primeiro passo para Governo Lula melhorar percepção entre brasileiros
Recado à grande mídia brasileira Lula não tem o que aprender com Milei (1)
Recado à grande mídia brasileira: Lula não tem o que aprender com Milei
Se precisar, faço de novo vou combater”, diz ex-guerrilheiro sobre ameaça de ditadura no Brasil
“Se precisar, faço de novo: vou combater”, diz ex-guerrilheiro sobre ameaça de ditadura no Brasil
Sabesp privatizada desmonte de Tarcísio encarece água e endivida mais pobres
Sabesp privatizada: desmonte de Tarcísio encarece água e endivida mais pobres