Pesquisar
Pesquisar

Para deputados da oposição, reforma administrativa vai destruir Estado brasileiro

Manifestações contrárias à reforma foram realizadas em pelo menos 21 capitais do país, articuladas por várias categorias de servidores públicos
Paulo Motoryn
Brasil de Fato
Brasília (DF)

Tradução:

Parlamentares da oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que participaram de manifestação nesta quarta-feira (18) em frente à Câmara dos Deputados, em Brasília, disseram que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 de 2020, que institui a reforma administrativa, “vai destruir o Estado brasileiro”.

Os congressistas se juntaram a servidores públicos municipais, estaduais e federais que aderiram, em várias cidades do Brasil, a uma “greve geral” contra a reforma. Articulada por entidades representativas de várias categorias de servidores públicos, a manifestação foi realizada em pelo menos 21 capitais.

Além do desacordo com o texto da PEC 32/2020, que tramita na Câmara e pode ser votada ainda neste mês, manifestantes e entidades reivindicavam a imediata interrupção dos processos de desestatização do governo, como o dos Correios e da Eletrobrás.

Os manifestantes também pediram o impeachment de Bolsonaro e a volta do auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia. Outro alvo dos protestos desta quarta foram a “minirreforma trabalhista” prevista na MP 1045.

Manifestações contrárias à reforma foram realizadas em pelo menos 21 capitais do país, articuladas por várias categorias de servidores públicos

Reprodução/ Twitter
Ato realizado em São Paulo (SP) nesta quarta-feira (18)

Entre os parlamentares presentes, estavam dois integrantes da Comissão Especial que debate a PEC da Reforma Administrativa na Câmara dos Deputados, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e Rui Falcão (PT-SP). Também discursaram no ato Vivi Reis (PSOL-PA), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Carlos Zarattini (PT-SP).

Privatização dos Correios na pauta

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), que também foi representada na manifestação, anunciou paralisação por tempo indeterminado.

Em comunicado, a federação afirma que aderiu ao movimento para negociar “melhorias das condições de trabalho e reajuste salarial, além de exigir o fim do sucateamento da empresa e do projeto do governo de entregar os Correios para o setor privado.”

Sobre o assunto:
Privatização: Correios são mais que serviço postal, são elo importante para conectar o país e articular políticas públicas

Conforme o Ministério das Comunicações, o objetivo da privatização dos Correios é dar maior agilidade e eficiência ao setor postal e melhorar os serviços prestados à população. A Câmara aprovou, em 5 de agosto, o Projeto de Lei (PL) 521/21, que trata da privatização dos Correios.

De acordo com o site da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a greve também se coloca contra a retirada de itens Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos ecetistas, 50 entre 79 benefícios teriam sido retirados por decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) durante a campanha salarial de 2020.

Edição: Leandro Melito


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Paulo Motoryn

LEIA tAMBÉM

Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado
Mulheres_luta_por_moradia_Desocupação_do_Horto_RJ
Mais atingidas pela pobreza, mulheres estão na linha de frente da luta por moradia no Brasil