O ex-presidente Lula (PT) voltou a ser alvo dos holofotes da mídia internacional nesta terça-feira (12). O motivo é o fato do petista ter prometido criar um Ministério dos Povos Indígenas e revogar todas as medidas tomadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra os povos originários caso seja eleito presidente.
Lula participou de evento no Acampamento Terra Livre, em Brasília, que reúne representantes dos povos originários de todo o país e, na ocasião, afirmou que fará um dia de “revogaço” para retomar políticas em prol dos direitos dos indígenas.
“Os governos do PT não fizeram tudo, mas certamente ninguém fez mais do que a gente. E o mais grave é que praticamente tudo o que nós fizemos foi desmontado. Um governo [Bolsonaro] que não tem escrúpulos, que ofende os povos indígenas. Os indígenas não são os invasores. Eles já estavam aqui quando os portugueses chegaram em 1500 (…) “Tudo que foi decreto [do governo Bolsonaro sobre Terra Indígenas] será revogado imediatamente”, prometeu o ex-presidente.
“Ninguém vai mexer em Terra Indígena sem que haja a concordância de vocês. Vocês me deram uma ideia: vamos criar um Ministério para discutir as questões indígenas. Não queremos invasão de Terra Indígena. Só tem uma razão para eu voltar: para fazer mais e melhor do que os governos anteriores”, disse.
Terra Livre: indígenas denunciam massacre à ONU e cobram ação internacional
A declaração gerou forte repercussão, sendo noticiada pelas principais agências de notícias do mundo, entre elas a Reuters, a AFP, a RFI e a Al Jazeera. Nas redes sociais, congressistas, ativistas e líderes de movimentos populares se manifestaram sobre as “promessas” de Lula.
Mídia NINJA
Lula, durante visita ao Acampamento Terra Livre, que reúne povos indígenas de todo o país
Leia a repercussão:
“Da mesma forma que nós criamos vários ministérios, quero que vocês se preparem, não sei quem, mas se preparem, porque alguém vai ter que assumir o Ministério [indígena] e não será um branco como eu“, disse, num discurso em Brasília https://t.co/nlXXQb7CI3
— CNN Portugal (@cnnportugal) April 12, 2022
Há real esperança de um Brasil mais justo com o ministério indígena prometido por Lula em seu futuro governo. Um gesto de coragem tão gigante quanto a urgência que a questão indígena impõe. O Brasil vai conseguir transmutar o ódio em amor e a política será outra em breve!
— Marcia Tiburi (@marciatiburi) April 12, 2022
Acampamento Terra Livre c/mais de 6000 lideranças indígenas é um SUCESSO.A presença de Lula empolgou a plenária e causou muita vibração a proposta de REVOGAÇO de legislação bolsonarista q destrói direitos indígenas.E o protagonismo de criação do Ministério Indígena.LULA LÁ!
— Ivan Valente (@IvanValente) April 12, 2022
E o PT? O PT hoje tá exatamente assim com Lula presidenciável sem dever nada a ninguém visitando o acampamento Terra Livre e debatendo a criação de um ministério para indígenas: pic.twitter.com/ueRqGZHzIo
— Elika Takimoto (@elikatakimoto) April 12, 2022
.@LulaOficial promete ministério, ‘revogaço’ e consulta para indígenas no #ATL2022 https://t.co/iu1VVu0Y6M via @socioambiental
— Adriana Ramos (@naosoumaismess) April 13, 2022
Lula promete criar ministério das questões indígenas :: “Se a gente criou o Ministério da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos; Se a gente criou o Ministério da Pesca; por que não criar um ministério para discutir questões indígenas?”. https://t.co/IUxskIsOlF
— Thiago Amparo (@thiamparo) April 12, 2022
. @LulaOficial anunciou a criação de um Ministério para questões dos Povos Indígenas e também convocou os povos indígenas para elaborar o plano de governo. #ATL2022
— Karibuxi (@Karibuxi) April 12, 2022
Povo Xukuru, da Serra do Ororubá, no agreste pernambucano, presenteia Lula com o símbolo da Jurema e com a barretina sagrada [tipo de chapéu feito com palha de coqueiro, uma marca identitária da etnia, usada pra proteção espiritual] pic.twitter.com/oMwmp82RqZ
— beatriz #MarcoTemporalNão ? (@beatrizdiniz) April 12, 2022
Fato importante do dia: Lula disse que vai criar ministério para os povos indígenas e promover revogaço de decretos de Bolsonaro contra os povos originários e o meio ambiente.
— Erika Kokay (@erikakokay) April 13, 2022
Redação Brasil de Fato
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na TV Diálogos do Sul
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
-
PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br