Pesquisar
Pesquisar

Carnaval e rebeldia! Evoé!

Eliete Ferrer

Tradução:

Bloco Carnavalesco Inimigos do Império 2015

Eliete Ferrer*

inimigos-do-imperio-20157º ano do Bloco Carnavalesco contra o Imperialismo, ato lúdico que já faz parte do calendário de eventos insurgentes do Carnaval Carioca. A alegria que nos acompanha permanece no Carnaval, pois pelo sétimo ano consecutivo o Bloco Inimigos do Império, idealizado e organizado pelo nosso companheiro Cid Nelson, continua sua luta.

O Inimigos do Império fará sua concentração na segunda-feira de Carnaval (16/02) às 15h na Cinelândia, Centro da Cidade do Rio de Janeiro. O tema deste ano é TIO SAM PÓ-DE-TUDO. O Bloco Inimigos do Império, neste Carnaval, irá se fundir ao Comuna que Pariu. Este bloco, que consideramos IRMÃO, também vai sair na segunda-feira (16/02) às 15h, da Rua Alcino Guanabara, na Cinelândia.

Bloco Carnavalesco Inimigos do Império

Resistimos e não aceitamos a prepotência do Golpe de 64, concebido e engendrado nos Estados Unidos. Os golpistas rasgaram a Constituição e depuseram o Presidente João Goulart legalmente eleito. O Terror de Estado implantado pela ditadura iniciada no dia 1º de abril de 1964 perseguiu, sequestrou, torturou, assassinou e ainda criou a figura do desaparecido político.
Participar do Bloco Inimigos do Império é uma forma divertida de lutar contra o imperialismo, contra os donos do mundo. Participar do Bloco Inimigos do Império é valorizar os Direitos Humanos e as lutas sociais por um mundo melhor. Participar do Bloco Inimigos do Império é valorizar o ser humano, com irreverência, malemolência, muito tempero e rebeldia.
Participar do Bloco Inimigos do Império é restaurar a crítica política, durante o carnaval, que era comum, nas Sociedades Carnavalescas do tempo do império, tais como, os Tenentes do Diabo, os Democráticos e os Fenianos, que defendiam a abolição da escravatura, preconizavam a república e satirizavam o imperador.
Nosso encontro carnavalesco é pura folia, folia e indignação. Por um mundo melhor, com mais justiça social, sem discriminação racial, econômica ou de gênero, sem criminalização da pobreza, por educação e saúde de qualidade para todos, com igualdade de oportunidades, nossa luta continua e acontece a cada instante no dia-a-dia.
inimigos_do_imperio_logo_2015Serviço
Inimigos do Império 2015.
Tema: TIO SAM PÓ-DE-TUDO
Data: 16 de fevereiro. Horário: 15h. Concentração: Cinelândia – Centro – Rio de Janeiro
Vídeo com a música:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Eliete Ferrer

LEIA tAMBÉM

protestos-peru
Cleptocracia, ignarocracia, bufocracia: o declínio do substantivo "democracia" no Peru
Bolivia-guerra-hibrida-eua (1)
Guerra híbrida na Bolívia entra em nova fase e EUA querem "mudança de regime" até 2025
Petro-Colombia
Petro reage a ataques de guerrilheiros contrários ao acordo de paz: "Não toleraremos"
Milei
"Barbárie" e "desequilíbrio emocional": Petro e Fernández criticam nova selvageria de Milei