Pesquisar
Pesquisar

Centenas protestam em El Salvador contra golpe; “Intenção de controle dos poderes”, diz Frente Farabundo Martí

Maioria governista no parlamento, aprovou destituição de dois juízes do Supremo Tribunal de Justiça e do procurador-geral
Redação AbrilAbril
AbrilAbril
Lisboa

Tradução:

Este domingo, cerca de 300 manifestantes, de diversas organizações, concentraram-se junto ao Monumento à Constituição, em São Salvador, em protesto contra o que qualificam como “um golpe ao Estado de direito e um ataque à democracia”.

Com pancartas e palavras de ordem, refere a Prensa Latina, os presentes disseram “sim” à convocatória do movimento Salvadorenhos contra o Autoritarismo para repudiar a destituição de dois juízes da Câmara Constitucional do Supremo Tribunal de Justiça e do procurador-geral do Ministério Público, Raúl Melara, proposta pelo partido Nuevas Ideas, do presidente Nayib Bukele, e aprovada na sessão de abertura da nova legislatura da Assembleia Legislativa.

Para justificar a proposta de destituição, o Nuevas Ideas acusou os magistrados de terem posto em risco a população com as decisões que tomaram durante a quarentena decretada para conter a propagação da Covid-19, e alegou que Melara responde aos interesses do partido Alianza Republicana Nacionalista (oposição de direita).

Ambas as medidas, aprovadas sem qualquer problema, uma vez que a aliança que sustenta o governo detém uma maioria de dois terços no Parlamento, não foram bem acolhidas por setores da oposição e da sociedade, que alertam para a falta de separação de poderes e para a perda de independência do poder judiciário.

Saiba+
El Salvador: Bukele acumula mais poder político ao eleger maioria dos deputados

Na concentração deste domingo, foram feitos apelos “ao diálogo e à transparência na gestão pública”, entre alertas para “o risco da perda da liberdade” pelos cidadãos, por mais que o presidente da República, Nayib Bukele, defenda estas primeiras medidas da legislatura afirmando que elas “cumprem a vontade do povo, expressa nas urnas”.

Maioria governista no parlamento, aprovou destituição de dois juízes do Supremo Tribunal de Justiça e do procurador-geral

br.sputniknews.com
Parlamento salvadorenho, onde o governo de Bukele detém uma maioria de dois terços, é acusado de ataque à democracia e á separação de podere

FMLN denuncia ataque ao Estado de direito em El Salvador

Em comunicado emitido este sábado, a Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) acusou a Assembleia Legislativa de “aberta e descarada intromissão noutros órgãos do Estado”, pondo em risco “a segurança jurídica e o Estado de direito” no país centro-americano.

Para a FMLN, a decisão agora aprovada representa uma “intenção manifesta de controle absoluto dos poderes do Estado, colocando-os todos ao serviço de quem exerce o poder executivo”.

Chamando a atenção da comunidade internacional para “a extrema gravidade” destas medidas, a Frente qualifica-as como “um golpe de Estado à incipiente democracia”, consumado por via legislativa e violando as regras essenciais e constitucionais vigentes desde os acordos de paz de 1992.

Neste contexto, pede à comunidade internacional que denuncie a situação e defenda as liberdades democráticas “abertamente ameaçadas e violadas por este grupo de poder”.

Redação Abril Abril


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação AbrilAbril

LEIA tAMBÉM

Com Trump, EUA vão retomar política de pressão máxima contra Cuba, diz analista político
Com Trump, EUA vão retomar política de "pressão máxima" contra Cuba, diz analista político
Visita de Macron à Argentina é marcada por protestos contra ataques de Milei aos direitos humanos
Visita de Macron à Argentina é marcada por protestos contra ataques de Milei aos direitos humanos
Apec Peru China protagoniza reunião e renova perspectivas para América Latina
Apec no Peru: China protagoniza reunião e renova perspectivas para América Latina
Cuba luta para se recuperar após ciclone, furacão e terremotos; entenda situação na ilha (4)
Cuba luta para se recuperar após ciclone, furacão e terremotos; entenda situação na ilha