Conteúdo da página
ToggleNesta sexta-feira (11), a Coalizão pela Vida, suprapartidária e composta por vereadores e deputados atuantes na cidade de São Paulo, lança a Aliança Parlamentar contra a Covid-19 às 17h.
A Aliança é mais uma iniciativa da Coalizão voltada a sensibilizar poder público, setor privado e sociedade para a necessidade de priorizar a prevenção nas ações contra a Covid-19 na cidade de São Paulo, sobretudo medidas que protejam os mais vulneráveis e mais afetados pela pandemia.
Lançada em 8 de abril, a Coalizão pela Vida já reúne 26 organizações acadêmicas e da sociedade civil, incluindo movimentos negro, feminista, LGBTQIA+, de saúde, educação, moradia, inclusão social e economia solidária.
Além de fortalecer o papel dos parlamentares no enfrentamento do novo coronavírus, a Aliança Parlamentar se somará à Coalizão pela Vida em seus esforços para abrir diálogo com a Prefeitura de São Paulo (PMSP) em torno de uma Agenda Emergencial de Prevenção à Covid-19, que será anunciada no evento.
Pixabay
A Aliança Parlamentar contra a Covid-19 será importante parceira da Coalizão na discussão de propostas de prevenção da doença.
Para a Coalizão, a implementação imediata dessa agenda é fundamental para reduzir rápida e substancialmente o número de casos, mortes e sequelados da doença, sobretudo na população mais afetada pela pandemia – pobres, negros, indígenas, moradores de habitações precárias e em situação de rua e profissionais de atividades de alto risco sanitário.
Entre as medidas previstas na Agenda Emergencial, estão a instalação de uma mesa de diálogo entre PMSP e sociedade civil; programa de testagem em massa, rastreamento e isolamento; prioridade da vacinação para áreas e grupos mais vulneráveis à pandemia; fim das aglomerações e reinclusão de janelas no transporte público; distribuição de kits com máscaras N95 ou PFF2 para uso no transporte e ambientes com pouca ventilação; e aulas presenciais apenas com segurança sanitária nas escolas, vacinação dos professores e duas testagens semanais da comunidade escolar.
Também integram a Agenda a suspensão de despejos, remoções e pagamento de prestações nos financiamentos de habitação popular; o fortalecimento da rede de proteção social para atendimento dos setores mais vulneráveis por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); a garantia de renda emergencial de ao menos R$ 600 mensais; e um programa de segurança alimentar.
A Aliança Parlamentar contra a Covid-19 será importante parceira da Coalizão na discussão de propostas de prevenção da doença não apenas relacionadas à área de saúde, mas também no que concerne a medidas de cunho ambiental, econômico e social que revertam o agravamento das desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero ao longo da pandemia.
Aliás, é a própria PMSP que atesta o caráter desigual dos efeitos da Covid-19 na população paulistana. Divulgada em 13 de maio passado, a quinta fase do inquérito sorológico realizado pela prefeitura mostrou um quadro bastante desigual e cruel da pandemia para quem é pobre, negro e não teve acesso ao ensino superior na cidade mais rica do Brasil.
Segundo o inquérito, já foram infectados pelo novo coronavírus na capital paulista 37,9% nas classes D e E e 20,9% nas classes A e B. Dos que possuem ensino fundamental, 41,7% foram contaminados, mais que o dobro dos 19,2% que completaram o ensino superior. O trabalho constatou, ainda, que 37,6% da população preta e parda e 29,6% da branca foram contaminadas.
Serviço:
Data: 11 de junho, sexta-feira, das 17h às 18h30.
Para participar do evento, basta entrar neste link do aplicativo Zoom: bit.ly/3gkwT7H.
O evento também será transmitido ao vivo pelo canal da Ação Educativa no Youtube: bit.ly/3zhadOw.
Lista de organizações integrantes da Coalizão pela Vida
Associação das Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD-SP)
Associação Profissão Jornalista (APJor)
BrCidades – rede de debate e construção de uma agenda para as cidades brasileiras
Central de Movimentos Populares (CMP)
Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN)
Consulados das Famílias LGBTQI+
Coletivo Evangélicas pela Igualdade de Gênero
Diretório Acadêmico da FAU/Mackenzie (DAFAM)
Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (FACESP)
Fórum Municipal de Economia Solidária de São Paulo
LabCidade – Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (FAU/USP)
Observatório de Lutas Urbanas do Instituto das Cidades da Unifesp (OLU-IC-Unifesp)
Marcha das Mulheres Negras de São Paulo
Movimento Negro Unificado (MNU)
Rede Democracia e Participação
Rede Periférica LGBTQIA+ Família Stronger
Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS)
União dos Movimentos de Moradia (UMM)
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na Tv Diálogos do Sul
=
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br - Receba nossa newsletter semanal com o resumo da semana: acesse aqui
- Acompanhe nossas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
WhatsApp
Telegram