Pesquisar
Pesquisar

Comunicação, Cultura de Paz e Direito à Cidade

João Baptista Pimentel Neto

Tradução:

babylonO Pontão do Instituto Pólis convida a todas e todos para o debate Comunicação, Cultura de Paz e Direito à Cidade, que acontece no dia 20 de março, às 19h30, no auditório do Pólis.

O encontro tem apoio e parceria do Le Monde Diplomatique Brasil, da ABONG (Associação Brasileira de Organizações não Governamentais) e da Rede Mundial de Artistas. E será mediado por Hamilton Faria, poeta e colaborador da Diálogos do Sul.

O evento integra as Rodas de Conversa do Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Pólis que acontecem nesse ano, cujo objetivo é promover a cultura de paz e a convivência nas cidades.

A presença -e ausência- de temas relativos aos direitos humanos na mídia, o uso da linguagem na construção de significados e a importância da comunicação como um direito serão os temas tratados no encontro.

Propomos ainda questionar como a comunicação pode se tornar um instrumento de paz, capaz de contribuir para a resolução de conflitos de forma pacífica e de despertar a convivência democrática.

Na mesa de debate estarão presentes João Paulo Charleaux, da Conectas Direitos Humanos, o jornalista Igor Fuser, membro do conselho editorial do Brasil de Fato e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Sebastião Squirra, professor da Universidade Metodista que atua nas disciplinas Cibercomunicação, Sociedade Digital e Plataformas da Comunicação Digital. Amanda Proetti, coordenadora do projeto Comunicação e Direitos Humanos da Abong, participa da mesa com comentários e críticas.

A organização e mediação será feita por Hamilton Faria e Amanda Kamanchek, do Instituto Pólis.

ACESSE AQUI A PÁGINA DO EVENTO NO FACEBOOK.

Sobre os palestrantes:

João Paulo Charleaux – Coordenador de Comunicação da Conectas Direitos Humanos, Charleaux foi editor assistente da seção internacional do jornal O Estado de S. Paulo entre 2008 e 2011, além de ter trabalhado para o jornal Folha de S. Paulo em Santiago do Chile em 2011 e 2012. Como jornalista, ainda escreve sobre cultura e direito internacional humanitário para a Folha, além de manter uma coluna mensal no site jurídico Última Instância, que é parte do maior portal de notícias do Brasil, o UOL. Entre 2001 e 2008, foi porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Há 10 anos, Charleaux coordena os cursos de jornalismo em situações de conflito armado e outras situações de violência realizados em São Paulo pelo CICV, a Oboré e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com as principais escolas de jornalismo de São Paulo.

Sebastião Squirra – Mestre e Doutor pela ECA/USP, bolsista Fulbright (EUA) na Michigan State University. Desde 1999 é docente da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo atuando nas disciplinas Cibercomunicação, Sociedade Digital, Plataformas da Comunicação Digital e Tecnologias Digitais da Comunicação. É autor de cinco obras e organizador de cinco livros em Comunicação Digital e Jornalismo, com foco na Cibercomunicação, Sociedade digital e em TV Digital. Na Universidade Metodista de São Paulo lidera o Grupo de Pesquisa  Comunicação e Tecnologias Digitais (www.comtec.pro.br), com pesquisas  relacionadas às Mídias e Tecnologias Digitais.

Igor Fuser – Professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e colaborador do Conselho Editorial dos jornais Brasil de Fato e Le Monde Diplomatique Brasil. Autor dos livros “Energia e Relações Internacionais” (Saraiva, 2013), “Petróleo e Poder – O Envolvimento Militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico” (Ed.Unesp, 2008), “Geopolítica – O Mundo em Conflito” (Ed.Salesiana, 2006), “A Arte da Reportagem” (org. Ed.Scritta, 1996) e “México em Transe” (Ed.Scritta, 1995). Pesquisador nas áreas de Política Externa Brasileira, Geopolítica da Energia, Política na América Latina e Política Externa dos EUA. Experiência de mais de vinte anos como jornalista especializado em Assuntos Internacionais, exercendo o cargo de editor na Folha de S.Paulo, Veja e Época, entre outras publicações.

Serviço

PolisComunicação, Cultura de Paz e Direito à Cidade

Quando: Dia 20 de março, às 19h30
Onde: Instituto Pólis – Rua Araújo, 124 – Auditório
Próximo à estação República do Metrô
Não é necessário fazer inscrição.
Entrada Gratuita


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

João Baptista Pimentel Neto Jornalista e editor da Diálogos Do Sul.

LEIA tAMBÉM

Genocídio e genocidas um tema do presente, passado e futuro
Genocídio e genocidas: um tema do presente, passado e futuro
Dina Boluarte - desqualificada para governar, expert em obstruir a justiça
Dina Boluarte: desqualificada para governar, expert em obstruir a justiça
Chile processa general que “facilitou” crimes de policiais durante protestos de 2019
Chile processa general que “facilitou” crimes de policiais durante protestos de 2019
Espanha deve pedir perdão ao México e abandonar desmemoria, afirma historiador
“Espanha deve pedir perdão ao México e abandonar desmemória”, afirma historiador