Pesquisar
Pesquisar

Convergência entre Cultura e Ciência e Tecnologia

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

multimediaOs ministros da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marta Suplicy e Marco Antonio Raupp, firmaram parcerias para o desenvolvimento do audiovisual no país. Em reunião na última terça-feira (21/01), eles discutiram possibilidades para convergir, cada vez mais, cultura e os avanços tecnológicos.

Com a participação do secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Mário Borgneth, a ministra apresentou ao ministro Raupp a intenção em se formar um comitê interministerial para a implantação do Canal da Cultura, para transmissão de produções culturais e programas regionais. O canal foi regulamentado pelo Decreto nº 5.820/2006.

O Ministério da Cultura (MinC) já desenvolve trabalhos em parceria com o MCTI – com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – dos quais a ministra salientou a importância. “Agradeço a parceria com as ações na Cinemateca Brasileira e na Ancine. Para este ano buscamos aprofundar alguns tópicos na cooperação técnica para alcançarmos não só todo o Brasil, mas também trabalharmos o nosso Softpower na internacionalização da cultura nacional”, defendeu Marta Suplicy. 

Os ministros ainda conversaram sobre a utilização do espaço na Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana, em São Paulo, para a construção de um Centro de Referência Audiovisual. “Há uma demanda para o armazenamento dos dados culturais que poderá ser atendida a partir da criação desse Centro que abrigará uma plataforma para monitorar, capturar e armazenar os conteúdos de TV a cabo e os acervos da produção cultural nacional como os da Funarte, Ancine”, explicou Borgneth. 

Outro assunto abordado durante a reunião foi o aprimoramento do tráfego de conteúdo audiovisual via protocolo IP (internet) para atingir um número maior de espectadores de uma forma mais rápida, já que não depende do transporte físico dos rolos de filme. O secretário Mário Borgneth explicou que esse sistema já está em uso em seis Universidades Federais e que a intenção é expandi-lo a inúmeros espaços que possam reunir o público como os Cine + Cultura e os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), ambos programas do MinC. “Essa tecnologia nos dá autonomia e valoriza nossa rede de produção, além de ter uma função social muito importante para o país”.

O ministro Raupp se entusiasmou com as propostas apresentadas pela ministra e pelo secretário e garantiu a parceria entre as pastas para os projetos. “É um grande desafio para desenvolvermos nossas capacidades. É adaptável às nossas ambições”.

Publicação: Ascom/MinC


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Lula
Frei Betto | Para Lula, momento exige maior sintonia entre governo e movimentos sociais
Lula-RS-Brasil (2)
Nas mãos de Lula, caos no RS é sequela do bolsonarismo: desmonte ambiental e fake news
mães - palestina
Dia das Mães: algumas mães só querem a paz de presente, lembra ato pró-Palestina em Brasília
RS - inundações
Chamado à solidariedade internacionalista: inundação no RS demanda mobilização