Pesquisar
Pesquisar

Cuba apresentará à ONU resolução para pedir fim ao bloqueio dos Estados Unidos contra a ilha

Em plena pandemia da COVID-19 a estrutura política, legal e administrativa que sustenta o bloqueio se mantém intacta

Casa de Las Américas
Casa de Las Américas
Havana

Tradução:

Se quisermos buscar o exemplo de uma política absurda, obsoleta, ilegal e moralmente insustentável; se nos perguntarmos qual é o sistema de sanções unilaterais mais injusto, severo e prolongado que se aplicou contra país algum; se queremos mostrar um ato de agressão unilateral que é uma ameaça permanente contra a estabilidade de Cuba, suas possibilidades de desenvolvimento e o bem-estar de seu povo só há uma resposta: é o bloqueio. 

Em plena pandemia da Covid-19 a estrutura política, legal e administrativa que sustenta o bloqueio se mantém intacta, agravada pelas mais de 240 medidas tomadas durante a administração Trump, que não foram derrogadas pelos novos inquilinos da Casa Branca. Junto a tudo isto, intensificou-se a campanha midiática contra Cuba, baseada, como sempre, na mentira e na difamação. 

0d640317 7d9a 42fb 9398 91a29f375525

O bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pela governo dos EUA contra Cuba constitui, em meio a pandemia da Covid-19 e apesar do esmero do sistema de saúde pública e da indústria farmacêutica cubana, um lastro macabro aos esforços dirigidos a barrar o avanço do vírus, salvar vidas e cooperar com outros países contra a doença. 

Em plena pandemia da COVID-19 a estrutura política, legal e administrativa que sustenta o bloqueio se mantém intacta

Reprodução: Flickr
Cuba sofre com bloqueio econômico, comercial e financeiro por parte dos estadunidenses há 60 anos.

Que tipo de cooperação se poderia realizar a partir de Cuba que já enviou brigadas médicas por todo o mundo e que prepara cinco candidatas vacinais, se o bloqueio tivesse fim? Não será a aplicação extraterritorial do bloqueio que afeta os interesses de todos os estados do planeta, viola o direito internacional e prejudica gravemente o multilateralismo, uma forma de estender o domínio da morte e castigar a solidariedade tão necessária em meio de uma pandemia?

Segundo o Informe elaborado por Cuba anualmente, em virtude da Resolução 74/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas intitulada “Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos de América contra Cuba”, durante as seis décadas de aplicação dessa desumana política, os prejuízos acumulados ascendem a 144 bilhões e 413,4 milhões de dólares. 

No período de abril de 2019 até março de 2020 o país sofreu perdas da ordem de 5 bilhões e 570,3 milhões de dólares, número que supera em um bilhão e 226 milhões de dólares o período anterior e é a primeira vez que se registra uma cifra de mais de cinco bilhões de dólares, evidência do recrudescimento do bloqueio nestes tempos. 

58b18feb 8b9f 44fa 86cc 400379ddea11

Diante dos muros que ergue esta política cruel, a vocação da Casa de las Américas tem sido a de abrir portas a partir da cultura. Quiseram cortar os vínculos entre Cuba e o resto do mando, mas a Casa tem sabido estender pontes, não só na América Latina e no Caribe, mas inclusive com o povo estadunidense. 

No próximo 23 de junho, Cuba apresentará ante a Assembleia Geral das Nações Unidas a resolução anual para pedir fim ao bloqueio dos Estados Unidos contra a Ilha e que no ano 2020 foi preciso adiar devido à pandemia. Pedimos o apoio e o respaldo dos amigos e amigas da Casa de las Américas, por meio de todas as vias aos seu alcance durante os dias e semanas prévias à votação, para respaldar a voz de Cuba na ONU. 

O bloqueio não tem cumprido nem cumprirá o propósito de dobrar a decisão patriótica do povo cubano de preservar sua soberania e independência e receberá sempre nossa condenação mais enérgica e o rechaço de todos os homens e mulheres de bem do Caribe e da Nossa América e do mundo. 


** Tradução: Beatriz Cannabrava


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

5ef0534c a6e4 4d70 a642 0b457a215438

 

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Casa de Las Américas

LEIA tAMBÉM

Xi e Putin reafirmam apoio a Cuba e Venezuela em meio às pressões dos EUA a
Xi e Putin reafirmam apoio a Cuba e Venezuela em meio às pressões dos EUA
EUA x Venezuela é para roubar petróleo — mas também para destruir o chavismo
Chavismo: um obstáculo aos planos de Trump para o petróleo venezuelano
Venezuela em Foco #20 Anistia e alívio de tensões na Venezuela
Venezuela em Foco #20: Anistia e alívio de tensões na Venezuela
Os povos que enfrentaram a Segunda Guerra vencerão novamente o fascismo
Os povos que enfrentaram a Segunda Guerra vencerão novamente o fascismo