Pesquisar
Pesquisar

Cuba: começam, em Havana, as sessões do Prêmio Literário Casa das Américas 2022

Premiação é a mais antiga de seu tipo no continente e faz sua entrega anual desde 1959; evento tem como convidado especial o poeta argentino Jorge Boccanera
Redação Telesur
Telesur
Caracas

Tradução:

Com a chegada à sede da instituição dos jurados iniciaram, na segunda-feira (24), as sessões da 62ª edição do Prêmio Literário Casa das Américas, que tem como convidado especial o poeta argentino Jorge Boccanera.

O Prêmio Literário Casa de las Américas retorna após a pausa forçada pela atual pandemia, com mais de 1.600 obras enviadas para participar do certame.

O diretor do Centro de Pesquisas Literárias, Jorge Fornés, que lidera a equipe de realização do Prêmio, explicou que no marco do evento os jurados se reunirão de maneira presencial e à distância para deliberar e outorgar os prêmios.

O júri o integra ao gênero de Poesia o poeta e crítico argentino Jorge Boccanera, que abriu o dia de segunda-feira, a também poeta, atriz e educadora popular guatemalteca Rosa Chávez e a escritora, crítica e tradutora argentino-cubana, Basilia Papastamatíu.

Premiação é a mais antiga de seu tipo no continente e faz sua entrega anual desde 1959; evento tem como convidado especial o poeta argentino Jorge Boccanera

La Ventana
Com a constituição do júri arrancou o Prêmio Casa 2022, que não é transferido, como em ocasiões anteriores para a província de Cienfuego

Encarregados

Para Novela, os encarregados são a narradora e editora chilena Claudia Apablaza, a narradora e jornalista cubano-porto-riquenha Mayra Montero; o poeta, narrador e editor equatoriano Santiago Vizcaíno e a escritora cubana Dazra Novak.

Os ensaios de tema histórico-social são julgados pelo historiador e ensaísta peruano Carlos Aguirre, o ensaísta e editor argentino Mario Santucho e o historiador cubano Yoel Cordoví.

Após um processo de pré-seleção, ficaram 52 ensaios, 41 concursantes em poesia e 47 em novela, sendo Argentina, Cuba, México e Colômbia, respectivamente, os países com maior número de concursantes.

Entre as atividades que reserva o programa do Prêmio Literário destacam-se a apresentação do número 304-305 da revista Casa das Américas e dos livros ganhadores da edição de 2020; a inauguração da exposição “Ferozmente seu”, Leon Ferrari, que encerra o ano temático dedicado à obra deste transgressor artista argentino.

O evento terminará na próxima sexta-feira com a entrega dos prêmios correspondentes na Sala Che Guevara da Casa das Américas.

Redação Telesur

Tradução: João Baptista Pimentel Neto

As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul

 

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Redação Telesur

LEIA tAMBÉM

vintage-historic-photos-of-the-battle-of-berlin-1945-bw-10
A batalha de Berlim e a rendição nazista: entrevista com um combatente
Paris
Da Porte de la Villette à Bastille: uma jornada pela cultura e modernidade de Paris
Questão-racial-Brasil (1)
Lima Barreto, 13 de maio e a questão racial no Brasil
ASTROJILDOPEREIRA-MGLIMA-2023-OK
O marxismo de Astrojildo Pereira, fundador do Partido Comunista do Brasil (PCB)