Pesquisar
Pesquisar

Debate online discutirá armadilha da dívida pública na América Latina e Caribe

Atividade será realizada na próxima terça-feira, 13 de outubro, às 16h de Brasília, com transmissão ao vivo pelo facebook da Jubileo Sur Americas
Redação Diálogos do Sul
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

Ao longo de nossa vida, sempre ouvimos falar sobre países que têm dívida pública muito acima do que podem lidar. Mas o que isso representa para os povos latinoamericanos? Como a desigualdade social, exposta pela pandemia, se relaciona com essa dívida pública? Quais propostas são apresentadas por organizações da sociedade civil para esse tema?

Com a proposta de responder a essas e outras questões, a Rede Jubileu Sul propõe um centro de debate estruturado em quatro capítulos para discutir a armadilha da dívida pública na América Latina e Caribe e analisar como ela está articulada com uma série de relações macroeconômicas, como a desigualdade social e exploração da natureza, por exemplo.

Atividade será realizada na próxima terça-feira, 13 de outubro, às 16h de Brasília, com transmissão ao vivo pelo facebook da Jubileo Sur Americas

Reprodução
Ao longo de nossa vida, sempre ouvimos falar sobre países que têm dívida pública muito acima do que podem lidar

A atividade “Endividamento, história de lutas e propostas alternativas para países da América Latina e Caribe” será realizada na próxima terça-feira, 13 de outubro, às 16h de Brasília, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Jubileo Sur Americas.

O debate terá como convidado o professor Helder Gomes, economista e doutor em Política Social, que apresentará uma pesquisa recém-lançada sobre o panorama regional da problemática da dívida pública, investigando a situação atual e as principais características do endividamento de oito países da Nossa América: Argentina, Brasil, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras e República Dominicana. 

Campanha A Vida Acima da Dívida e Semana de Ação Global

No panorama geral, a discussão integra a campanha “A Vida acima da Dívida”, em curso em diversos países latinoamericanos e caribenhos, com o objetivo de “evidenciar o impacto destrutivo do acúmulo e pagamento de dívidas públicas ilegítimas na vida de nossos povos e da natureza”, conforme consta em documento político da campanha.

A atividade se desenvolve também no âmbito da “Semana de Ação Global pela Anulação da Dívida”, de 12 a 17 de outubro, coordenada por diferentes movimentos e grupos da sociedade de todos os continentes. 

Serviço:

Data: 13/10

Horário: 16h 

Transmissão ao vivo: facebook.com/RedJubileoSurAmericas     


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

LEIA tAMBÉM

vintage-historic-photos-of-the-battle-of-berlin-1945-bw-10
A batalha de Berlim e a rendição nazista: entrevista com um combatente
Paris
Da Porte de la Villette à Bastille: uma jornada pela cultura e modernidade de Paris
Questão-racial-Brasil (1)
Lima Barreto, 13 de maio e a questão racial no Brasil
ASTROJILDOPEREIRA-MGLIMA-2023-OK
O marxismo de Astrojildo Pereira, fundador do Partido Comunista do Brasil (PCB)