Pesquisar
Pesquisar

Dia Mundial da Rádio

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Dia Mundial das Rádios port
Segundo a Unesco o rádio é um meio barato, especialmente adequados para alcançar comunidades remotas e as pessoas vulneráveis

A Conferência Geral da UNESCO, em sua sessão de 36, proclamou o Dia Mundial da Rádio, em 13 de fevereiro.

O Conselho Executivo da Conferência Geral da UNESCO informou que o Dia Mundial da Rádio foi proclamada com base em um estudo de viabilidade realizado pela UNESCO em resposta a uma proposta da Espanha.
Considere o rádio como um meio barato, especialmente adequados para alcançar comunidades remotas e as pessoas vulneráveis, como os analfabetos, deficientes, mulheres, jovens e os pobres, que oferece uma plataforma para intervir no debate público, independentemente do nível de educação dos ouvintes. O rádio também desempenha um papel importante e específico na comunicação de emergência e socorro em desastres. Além disso, os serviços de rádio estão passando por mudanças no atual contexto da convergência dos meios de comunicação, e estão adotando novas tecnologias, tais como banda larga, celulares e tablets. No entanto, hoje, quase um bilhão de pessoas ainda não têm acesso à rádio.
Em junho de 2011, a UNESCO lançou um amplo processo de consulta destinado a todas as partes interessadas, ou seja, as associações de meios de transmissão; pública, estadual, privada, comunitária e emissoras internacionais; agências, fundos e programas das Nações Unidas; ONGs relacionadas ao tema; universidades, fundações e agências de desenvolvimento bilaterais e as Delegações Permanentes e Comissões Nacionais da UNESCO. 91% dos entrevistados apoiaram o projeto.
Propositora do projeto a Radio Academia Espanhola, recebeu mais de 46 cartas de apoio de várias partes interessadas, como a União de Radiodifusão árabe (ASBU), União Broadcasting para a Ásia e Pacífico (ABU ) o Broadcasting Union Caribe (CBU), a União Europeia de Radiodifusão (EBU), Associação Internacional de Radiodifusão (IAB), a American Association Broadcasters do Norte (NABA), a Organização dos Estados Ibero-americanos de Telecomunicações (IOT), a BBC, a Rádio e Televisão Universidade Internacional (ITRS), a Rádio Vaticano, etc. A viabilidade Dia Mundial Radio Study (Estudo de viabilidade para a Jornada Mundial da Rádio) contém detalhes sobre o processo de consulta.
Assim, o dia 13 de Fevereiro – dia em que a Rádio das Nações Unidas foi criada em 1946 para comemorar o Dia do Rádio – , foi escolhido para marcar as comemorações e reflexões sobre o tema. Os objetivos são promover o debate público sobre a importância do rádio; incentivar os tomadores de decisão para criar e fornecer acesso a informações via rádio; e melhorar a ligação em rede e cooperação internacional entre os organismos de radiodifusão.
As partes interessadas que participaram na consulta também sugeriram idéias para a realização de eventos, tais como o uso generalizado das mídias sociais, temas anuais, a criação de um site dedicado a possibilitar a participação virtual, programas especiais rádio, entre outras propostas.
Em 14 de janeiro de 2013, a Assembléia Geral aprovou formalmente a proclamação do Dia da Rádio Mundial da UNESCO. A resolução foi aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas.

radio ttSaiba + Sobre o tema>
http://www.diamundialradio.org/


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

protestos-peru
Cleptocracia, ignarocracia, bufocracia: o declínio do substantivo "democracia" no Peru
Bolivia-guerra-hibrida-eua (1)
Guerra híbrida na Bolívia entra em nova fase e EUA querem "mudança de regime" até 2025
Petro-Colombia
Petro reage a ataques de guerrilheiros contrários ao acordo de paz: "Não toleraremos"
Milei
"Barbárie" e "desequilíbrio emocional": Petro e Fernández criticam nova selvageria de Milei