Pesquisar
Pesquisar

Diálogos em Curtas | Eletrodoméstica, de Kleber Mendonça

Cinemateca Diálogos do Sul

Tradução:

Cinemateca Diálogos do Sul*

eletrodomestica_cartaz1Dizia André Setaro no artigo Eletrodoméstica no Exterior “Com exceção, talvez, de A ilha das flores, de Jorge Furtado, não tenho conhecimento de um curta tão premiado como Eletrodoméstica, de Kleber Mendonça Filho, que, apenas neste mês de junho, ganhou 6 prêmios no Brasil e no exterior, além de estar pré-selecionado para o Oscar 2007. Mais: por estes dias está sendo exibido em Karlovy Vary, na República Tcheca.
E continua Setaro, “Eletrodoméstica, é um dos raros exemplos de um excelente crítico e excelente cineasta, pondo por terra a máxima de que “todo crítico é um cineasta frustado”. Eletrodoméstica tem um rigor de mise en scène que atesta não apenas um conhecimento da estética cinematográfica, mas talento e intuição para a sua expressão nas imagens em movimento. O lance final, da mulher em orgasmo em cima da máquina de lavar, leva, a um mesmo tempo, a Robert Bresson e a David Cronenberg (Crash). Mas a estrutura narrativa faz pensar, também, em Hitchcock.Quando comecei a navegar pela internet, o primeiro site que conheci foi o Cinemascópio (http://cf.uol.com.br/cinemascopio/), que Kleber Mendonça Filho sustenta sozinho há mais de cinco anos, com garra, inteligência e dedicação. Ele escreve também no Jornal do Comércio, de Recife, cidade onde mora”.

Resumidamente. Vale a pena conferir!

Eletrodoméstica

Diretor | Kleber Mendonça Filho Elenco | Gabriela Souza, Magdales Alves, Pedro Bandeira Ano | 2005 Duração | 22 min Cor | Colorido Bitola | 35mm País | Brasil

As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Cinemateca Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Gustavo Petro
Violação dos acordos de paz: entenda por que Petro vai denunciar a própria Colômbia na ONU
Haiti
Haiti: há pelo menos 20 anos comunidade internacional insiste no caminho errado. Qual o papel do Brasil?
Betty Mutesi
“Mulheres foram protagonistas na reconstrução da paz em Ruanda”, afirma ativista Betty Mutesi
Colombia-paz
Possível retomada de sequestros pelo ELN arrisca diálogos de paz na Colômbia