Pesquisar
Pesquisar

Dica de filme: 1964 – Um golpe contra o Brasil

Cinemateca Diálogos do Sul

Tradução:

Sua estreia foi mais do que um sucesso, apesar de alguns problemas técnicos e parte dos interessados não ter conseguido ingressar ao auditório do Memorial da Resistência no início do mês. As desculpas são mais do que aceitas quando o assunto é o novo documentário produzido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e dirigido por Alipio Freire, “1964 – Um golpe contra o Brasil”.
Dá só uma olhada no comunicado da organização e confira onde e quando serão as próximas exibições. Ah, e não chegue tarde!
Capa DVD
O Núcleo de Preservação da Memória Política e o Memorial da Resistência de São Paulo vêm a público pedir desculpas às pessoas que compareceram à primeira exibição pública do documentário “1964 – Um golpe contra o Brasil”, realizada no âmbito do projeto Sábados Resistentes, e que não puderam ingressar ao auditório por limitação de espaço.
Também queremos nos desculpar pelos problemas técnicos ocorridos que provocaram o atraso da exibição, marcada inicialmente para às 14 horas. Nesse sentido, agradecemos a compreensão do público que se manteve pacientemente no auditório até o início da exibição.

As pessoas que deixaram o nome e e-mail de contato com os organizadores serão contatadas em breve para agendamento de uma nova sessão do filme no Memorial da Resistência.

As providências adotadas, se não eliminaram totalmente o desconforto daqueles que não puderam assistir ao documentário no sábado passado, reafirmam o respeito e a atenção com que tanto o Núcleo de Preservação da Memória Política como o Memorial da Resistência de São Paulo costumam devotar ao público que prestigia as atividades desse espaço da resistência política em nosso país.

Sobre o filme

Os contratempos ocorridos na primeira exibição pública do filme “1964 – Um golpe contra o Brasil” (produzido pelo Núlceo Memória e dirigido por Alipio Freire), não devem, no entanto, desviar o foco do fato principal: o público atendeu amplamente ao convite de debater os motivos que levaram ao golpe de estado civil e militar de 1964, seus autores, patrocinadores e apoiadores, com o claro objetivo de passar a nossa história a limpo e jogar no lixo a herança autoritária que persiste no Brasil de hoje. O documentário “1964 – Um golpe contra o Brasil” foi aclamado pelos presentes à sessão.

Nesse sentido, o Núcleo de Preservação da Memória Política acredita que o filme “1964 – Um golpe contra o Brasil” contribui para resgatar a verdade histórica e, assim, impedir que golpes de estado e regimes autoritários voltem a acontecer.

Informamos que sindicatos, universidades, escolas, ONGs e movimentos sociais estão agendando sessões em seus espaços de atuação. Organizações do Chile e da Argentina também solicitaram cópias do filme.

Aproveitamos a oportunidade para anunciar as próximas exibições do documentário “1964 – Um golpe contra o Brasil”:
16/3 – Projeto Cine Bijou – Cinema e Memória 3ª edição
Exibição pública na abertura do ciclo de cinema, com a realização de debate com o diretor após a sessão.
Horário: 15 horas
Local: Teatro Studio 184 (Praça Roosevelt, 184 – Bela Vista, São Paulo)
Entrada: Gratuita.
Observações: É necessário fazer inscrição para a sessão, pelo e-mailcontato@nucleo.org.br, devido à limitação de lugares (80).
1/4 – Museu da Imagem e do Som – Campinas
Exibição pública com a realização de debate com o diretor após a sessão.
Horário: 19 horas
Local: Rua Regente Feijó, 837, Centro – Campinas
Entrada: Gratuita.
1/4 – Cursinho da Poli – Unidade Lapa
Exibição para estudantes do curso pré-vestibular e a comunidade, com realização de debate com professores e diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política após a sessão.
Horário: 19 horas.
Entrada: Gratuita.
3/4 – Cursinho da Poli – Unidade Zona Leste
Exibição para estudantes do curso pré-vestibular e a comunidade, com realização de debate com professores e diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política após a sessão.
Horário: 19 horas.
Entrada: Gratuita.
5/4 – Cursinho da Poli – Unidade Santo Amaro
Exibição para estudantes do curso pré-vestibular e a comunidade, com realização de debate com professores e diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política após a sessão.
Horário: 19 horas.
Entrada: Gratuita..


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Cinemateca Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Milei
"Barbárie" e "desequilíbrio emocional": Petro e Fernández criticam nova selvageria de Milei
José Raúl Mulino
Eleição no Panamá simboliza crise sistêmica que atinge democracia "representativa"
Vox-Abascal-Milei
Xenofobia e delírios ultradireitistas: Vox reúne asseclas em Madri
Xi Jinping - Putin
Encontro de Xi e Putin fortalece relação histórica e aliança contra ofensiva “dupla” dos EUA