Pesquisar
Pesquisar

Racismo nos EUA: Vacinação de negros contra Covid apresenta atraso de meses em relação à campanha nacional

Os níveis de imunização dos negros ainda estão atrás dos brancos em quase todos os estados
Redação Prensa Latina
Diálogos do Sul
Washington

Tradução:

A vacinação dos afros norte-americanos contra a Covid-19 nos Estados Unidos mostra atrasos de meses em relação à campanha nacional: apenas 22% recebeu a vacina, relatou hoje a cadeia CNN.

Os níveis de imunização dos negros ainda estão atrás dos brancos em quase todos os estados, de acordo com as estatísticas proporcionadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Enfermidades (CDC).

Por sua vez, os hispânicos fecharam a brecha que tinham até agora e as comunidades indígenas mostram as porcentagens mais altas de imunização, acrescenta o canal de televisão.

Os CDC fornecem uma visão nacional generalizada das pessoas vacinadas em cada estado; no entanto, quase a metade desses registros carecem de informações sobre a raça ou a origem étnica.

Entretanto, os hispânicos em oito estados, no Distrito de Colúmbia e em Porto Rico têm agora uma taxa mais alta de imunização do que os brancos não hispânicos, mas 29% destes últimos estão vacinados em nível nacional, em comparação com 33% dos brancos.

Os níveis de imunização dos negros ainda estão atrás dos brancos em quase todos os estados

Notícia Preta
Apenas 22% dos afro estadunidenses recebeu a vacina, relatou a cadeia CNN.

Embora 45% dos nativos americanos tenham recebido já pelo menos uma dose, existem grandes diferenças segundo o lugar onde vivem.

A análise mostra como melhoraram as disparidades de vacinas à medida que se abriu a disponibilidade e os funcionários da administração do presidente Joe Biden tentaram priorizar a distribuição equitativa, o que teve um êxito parcial.

De acordo com a CNN, as brechas persistem inclusive quando os grupos minoritários sofreram taxas de mortalidade muito mais altas devido à pandemia do que os brancos e correm risco de infecção na medida em que os estados se mobilizam para reabrir e levantar o uso obrigatório das máscaras.

Apesar destas diferenças persistentes, os CDC indicaram na semana passada que aqueles que estão completamente vacinados não precisam usar máscaras na maioria dos locais interiores e exteriores, quando apenas 38% dos estadunidenses já cumpriu o prazo de imunização.

“Cada dia em que não chegamos a uma pessoa ou comunidade é um dia em que ocorre um caso de Covid-19 evitável e uma morte também evitável nestas comunidades”, disse a doutora Kirsten Bibbins-Domingo, presidenta do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística na Universidade da Califórnia, em São Francisco.

Desde que começou a pandemia há pouco mais de um ano, nos Estados Unidos foram registrados mais de 33 milhões 803 mil 170 casos e uma cifra superior a 601 mil 670 mortos, segundo dados do site Worldometers.

Tradução de Ana Corbisier


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Antony Blinken - Joe Biden
Mais uma vez, EUA omitem os próprias crimes em informe sobre Direitos Humanos no mundo
Racismo_Mídia
Racismo e mídia hegemônica: combater problema exige mais que “imagens fortes” nas redes
Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"
Gaza_Israel
Israel destrói terras agrícolas em Gaza e no Líbano para tornar áreas inabitáveis