Pesquisar
Pesquisar

Dom Helder Câmara, o Santo Rebelde

João Baptista Pimentel Neto

Tradução:

Único brasileiro indicado quatro vezes ao prêmio Nobel da Paz, Dom Helder foi um incansável combatente da ditadura militar brasileira, pelos direitos humanos e defensor de uma Igreja Católica mais próxima ao povo.

Dirigido por Érika Bauer, o documentário “Dom Helder Câmara, O Santo Rebelde” revela com imagens raras e depoimentos exclusivos a trajetória de Dom Helder Câmara, Bispo Católico perseguido pela ditadura militar na década de 60.
No documentário, a cineasta brasiliense Érika Bauer revisita os pensamentos de Dom Helder Câmara e através de depoimentos de amigos, estudiosos e do próprio Dom Helder, registra sua luta pela promoção humana contra a miséria, as injustiças sociais e sua luta pela paz mundial em cenas inéditas no Brasil e na Europa.
Idealizador fundador da CNBB, Dom Helder Câmara denunciou e trabalhou contra as injustiças que assolavam o Brasil do século XX e considerava a desigualdade social como uma ameaça à humanidade. Sua luta o levou a ser censurado por onze anos no Brasil durante a ditadura militar. Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, faleceu em 1999.
 

Circuito CNC & ABD

novo-logo-crec_JPGPor sua temática e em reconhecimento às lutas travadas pelo religioso cearense, “Dom Helder Câmara, O Santo Rebelde” foi o documentário escolhido para o lançamento do Circuito de Exibição CNC & ABD ocorrido no dia 27 de setembro de 2005, quando o documentário foi exibido simultaneamente em 33 pontos de exibição alternativa espalhados por todo o país. As exibições foram seguidas por debates sobre temas como o desarmamento e a cultura de paz.
A iniciativa e ação conjunta foi o primeiro fruto de uma parceria estabelecida entre o CNC / Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e a ABD / Associação Brasileira dos Documentaristas, contando ainda com o apoio do CBC/ Congresso Brasileiro de Cinema. E foi realizada em cineclubes ou em representações da ABD nos estados de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal.
A produção do evento foi realizada pelo CreC / Centro RioClarense de Estudos Cinematográficos, sediado em Rio Claro, Sp que providenciou a produção e distribuição das cópias do documentário aos pontos de exibição participantes.

A criação do Circuito CNC & ABD pretendia alavancar a formação de uma rede independente de exibição de apoio à produção audiovisual brasileira de documentários, curtas-metragens e outros formatos alternativos, promovendo uma ampla discussão sobre temas como a criação da AnCiNAv, a regulamentação do setor de comunicações e do Movimento Cineclubista, temas de interesse da sociedade, são os objetivos que movem a parceria que ora se forma.

Assista o documentário:
https://youtu.be/DNnzjpf3Y-g

Ficha Técnica

direção: Erika Bauer
produção: Andréa Glória por Cor Filmes
atores indicados: Pedro Rodrigues,
roteiro original: Erika Bauer
direção de fotografia: André Carvalheira
montagem: Sérgio Raposo e Liloye Boubli
som direto: Acácio Campos
edição sonora: Dirceu Lustosa
mixagem: Dirceu Lustosa
trilha sonora: Marcello Bernardi
 

Prêmios

14º Cine Ceará – Melhor Roteiro e Melhor Montagem
37º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – Melhor Documentário
Prêmio Margarida de Prata 2005 – CNBB 2005 Melhor Documentário


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

João Baptista Pimentel Neto Jornalista e editor da Diálogos Do Sul.

LEIA tAMBÉM

Sayid Tenório A periferia brasileira é a Faixa de Gaza e a polícia atua como força de ocupação (2)
Sayid Tenório: A periferia brasileira é a Faixa de Gaza e a polícia atua como força de ocupação
Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Brasil, ciclo de violência: Segurança Pública exige menos repressão e mais investimento social
Sede do movimento estudantil de Rondônia segue ocupado por militares desde 1964
Tomada pela ditadura em 1964, sede do movimento estudantil de RO segue ocupada por militares
Frei Betto Fazer e comunicar as tarefas do Governo Lula para resgatar a confiança
Frei Betto | Comunicação é primeiro passo para Governo Lula melhorar percepção entre brasileiros