Pesquisar
Pesquisar

East Palestine: sindicatos dos EUA alertaram sobre riscos de descarrilamento de trens

Empresas do setor fazem lobby para afrouxar ainda mais os regulamentos de segurança
David Brooks
La Jornada
Nova York

Tradução:

Há explosões por toda parte: nuvens tóxicas, mísseis, sabotagem com explosivos e notícias que deveriam fazer explodir, e globos (sim, mais globos).

Em um lugar chamado East Palestine, mas que não está onde as explosões são demasiado comuns, mas em Ohio, descarrilou um trem de carga que levou a explosões de químicos tóxicos e à evacuação de centenas de residentes, enquanto a contaminação da água, terra e ar continua se estendendo. Foi um acidente anunciado.

Assista na TV Diálogos do Sul

O famoso jornalista investigativo Seymour Hersh reporta que foram os Estados Unidos que sabotaram o gasoduto Nord Stream construído para o transporte de gás natural da Rússia à Europa. Em setembro do ano passado, os gasodutos foram severamente danificados por uma série de explosões submarinas no mar Báltico, e os Estados Unidos e países europeus acusaram a Rússia de danificar sua própria obra para fazer sofrer a Europa em torno à guerra na Ucrânia (sem mencionar que isso beneficiaria as exportações e transporte de gás a partir da Ucrânia).

De volta ao desastre em Ohio, os sindicatos e outros órgãos estiveram advertindo que este tipo de acidente estava para acontecer, já que os lucros das sete empresas de estradas de ferro se incrementam enquanto reduzem o pessoal (para quase um terço) encarregado dos trens cada vez mais longos (o que descarrilou em Ohio tinha 151 vagões).

Rússia: reportagem sobre Nord Stream não surpreende, mas é preciso investigar os EUA

De fato, mais de mil trens se descarrilam a cada ano, vão aumentando junto com os lucros, e as empresas fazem lobby para afrouxar ainda mais os regulamentos de segurança. 

Já no caso dos gasodutos do Nord Stream, Hersh afirma que a sabotagem foi realizada pela Marinha dos EUA, que colocou explosivos durante exercícios militares da Otan no ano passado, em colaboração com a Noruega, em uma operação autorizada pelo presidente Joe Biden.

Como sempre, a Casa Branca desmentiu Hersh e o acusou de inventar uma “pura ficção”, resposta muito parecida a outras reportagens de Hersh – incluindo a mais famosa sobre a massacre em My Lai no Vietnã – várias décadas depois tiveram que ser aceitas como a verdade pelas autoridades.

Empresas do setor fazem lobby para afrouxar ainda mais os regulamentos de segurança

National Transportation Safety Board
Mais de mil trens se descarrilam a cada ano nos EUA

Enquanto isso, continua a crise dos globos – como mudaram os tempos, quando antes se tinha crise dos mísseis. Bem, mas os mísseis de 400 mil dólares cada um foram utilizados para derrubar os perigosos globos, um dos quais parece haver sido um brinquedo com um valor de 12 dólares. Como gostam de dizer aqui: “estes são seus impostos trabalhando”. 

Se não fosse suficiente, os Estados Unidos, em vez de promoverem a paz, continuam ameaçando sua principal rival geopolítica, a China, não só acusando-a de usar globos para espiar os Estados Unidos e outros países (como se atrevem?), mas também advertindo a Pequim que não apoie Moscou, enquanto acusam a Rússia de crimes de lesa humanidade – a retórica de guerra em nome da paz, outra vez. Aparentemente não há espelhos nos corredores do poder em Washington. 

Nord Stream: Reportagem descreve como EUA explodiram gasoduto russo

Ao mesmo tempo, houve várias outras coisas que poderiam ter provocado explosões de ira. Por exemplo, o dado oferecido pelo Senador Bernie Sanders de que os 15 administradores de fundos de especulação (hedge funds) em Wall Street ganham mais dinheiro em um só ano que todos os professores/as de jardim de infância nos Estados Unidos – juntos, somam mais de 120 mil educadores/as.

Ou uma nota publicada pelo Wall Street Journal com uma recomendação: “para economizar dinheiro, talvez não deveria tomar o café da manhã”. Talvez o país mais rico do mundo deveria adotar a consigna de uma das campanhas eleitorais de Lula, que foi simplesmente declarar como direito três refeições por dia para todos. 

Os mísseis de 400 mil dólares poderiam ser efetivos contra globos, mas este país estaria muito mais seguro se destinasse um pouco desse orçamento militar sem igual no mundo, de mais de 800 bilhões de dólares, a suas escolas e professores, à segurança e proteção ambiental, em seus sistemas de transporte, sua infraestrutura básica, reformas trabalhistas e de migração e um sistema de saúde para todos. 

Bônus musical 1 | Cat Empire – Two Shoes

Bônus musical 2 | Chrissie Hynde – I Shall Be Released

David Brooks | Correspondente do La Jornada em Nova York.
Tradução: Beatriz Cannabrava.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
David Brooks Correspondente do La Jornada nos EUA desde 1992, é autor de vários trabalhos acadêmicos e em 1988 fundou o Programa Diálogos México-EUA, que promoveu um intercâmbio bilateral entre setores sociais nacionais desses países sobre integração econômica. Foi também pesquisador sênior e membro fundador do Centro Latino-americano de Estudos Estratégicos (CLEE), na Cidade do México.

LEIA tAMBÉM

milei-argentina-espanha
Ataques de Milei deixam relação diplomática Espanha-Argentina na corda bamba
Ebrahim Raisi (1)
Ebrahim Raisi, Robert Fico, Prigozhin e Gaza: dois pesos e duas medidas na imprensa internacional
Paris
Da Porte de la Villette à Bastille: uma jornada pela cultura e modernidade de Paris
Prancheta 55
Reino Unido decide expulsar mais de 50 mil pessoas solicitantes de asilo para Ruanda