Pesquisar
Pesquisar

PARLASUR procura aprofundar o diálogo político com a Rússia e a União Econômica Eurasiática

O Presidente Daniel Caggiani destaca a intenção de que a Zona Euro-Asiática visualize o PARLASUL como uma porta de ingresso para o diálogo político
Redação Agência Parlasur
Agência Parlasul
Montevidéu

Tradução:

O Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Daniel Caggiani (Uruguai) participou do Segundo Fórum Internacional “Desenvolvimento do Parlamentarismo”, organizado pela Duma Estatal da Assembleia Federal da Rússia, na cidade de Moscou, Rússia.

O Fórum foi celebrado com a presença de representantes de 132 Estados e cerca de 800 especialistas e Parlamentares. Entre eles, 14 organizações Parlamentarias internacionais participaram dos eventos.

Em seu discurso, Caggiani afirmou que “os Parlamentos regionais que trabalhamos no plano da integração, temos na cooperação e o diálogo político, importantes ferramentas para fortalecer as dimensões política, social e cidadã da integração.”

O Presidente também destaca a intenção de que a Zona Euro-Asiática visualize o PARLASUL como uma porta de ingresso para o diálogo político, a cooperação e o trabalho conjunto com a América do Sul.

O Presidente Daniel Caggiani destaca a intenção de que a Zona Euro-Asiática visualize o PARLASUL como uma porta de ingresso para o diálogo político

Agência Parlasur
O Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Daniel Caggiani

Reunião com o Presidente da Duma Estatal da Rússia

Dentro da agenda de atividades, junto à Presidenta da Câmara dos Representantes do Uruguai, Parlamentaria Cecilia Bottino, o Presidente Daniel Caggiani manteve uma reunião com o Presidente da Duma Estatal da Assembleia Federal da Rússia, Vyacheslav Volodin. A reunião buscou aprofundar o diálogo político entre o MERCOSUL e a União Econômica Euro-Asiática (UEE). Na reunião também se trabalhou sobre a proposta de um Acordo de Cooperação entre ambos os Parlamentos.

A respeito do Memorando de Entendimento assinado entre o MERCOSUL e UEE em 2018, ao ser entrevistado pela Radio Sputnik, o Presidente Caggiani comentou que “para o PARLASUL é muito importante poder estabelecer relações políticas, comerciais e diplomáticas (…), sobretudo tendo em consideração que as duas regiões compõem a zona de maior reserva energética e de minerais do mundo”.

II Foro Internacional “Desarrollo del Parlamentarismo”

Nesta instância, foram debatidos temas relacionados com Segurança Internacional; Legislação e o marco legal para um futuro digital; Cooperação inter parlamentar; o papel da Regulação Legal na luta contra a pobreza e a desigualdade; como vencer as Fake News na guerra dos meios de comunicação; agenda Legislativa Ambiental; o papel dos jovens no desenvolvimento do parlamentarismo.

No segundo dia do Fórum se aprovou uma Declaração na qual os participantes condenam “os métodos unilaterais de resolução de disputas internacionais e o uso da força e a pressão de sanções”. No documento, os Parlamentares também destacaram a importância de uma ampla cooperação parlamentar para garantir o desenvolvimento sustentável, a segurança internacional e regional, o bem-estar do meio-ambiente, a luta contra a pobreza e a desigualdade.

O Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, no final do Fórum, declarou que “o mundo moderno precisa de uma troca de pontos de vista aberta e livre, de criação de confiança e de procura por uma compreensão mútua”.

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Agência Parlasur

LEIA tAMBÉM

Mercado de Sucre, na Bolívia
Por que alimentos no Brasil estão caros e na Bolívia, baratos? Segredo está no pequeno produtor
Javier_Milei_and_Santiago_Abascal_(cropped)
Superávit de Milei é ilusionismo contábil: a verdade sobre a economia Argentina
Desigualdade_FMI_Banco-Mundial
Em Washington, Brasil adverte: FMI e BM seguem privilegiando EUA e outros países poderosos
EUA_taxar_mais_ricos_Biden
Biden não cumpre promessa de taxar mais ricos e EUA perdem US$ 690 bi em 3 anos