Pesquisar
Pesquisar

"Os Sulientados": Sob a ameaça do fascismo globalizado, "Desnortear" o planeta é urgente

O Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul é momento oportuno para a Diálogos do Sul reafirmar os princípios fundantes e os compromissos assumidos
João Baptista Pimentel Neto
Diálogos do Sul
Rio Claro (SP)

Tradução:

Neste sábado, 12 de setembro quando se celebra o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul é momento oportuno para a Diálogos do Sul reafirmar os princípios fundantes e os compromissos firmados no Editorial “Os Desnorteados”, publicado no marco inaugural da Revista.

Sim, na condição de legítimos herdeiros da revista Cadernos do Terceiro Mundo – como nos reconhecemos -, nos consideramos “Desnorteados”. Mais do que isso, nos consideramos e somos “Sulientados”, no melhor sentido deste neologismo.

Somos “Sulientados” por escolher o Sul como nosso universo existencial, de colaboração e respeito mútuo. Porém, o nosso Sul, mais que o simples Sul geográfico, é o Sul geopolítico, entendido como o múltiplo conjunto de países que podem constituir uma alternativa ao desenvolvimento imposto pelas potências do Norte, de natureza hegemônica e espoliadora.

Ser “Sulientado” tem um sentido muito amplo. Significa valorizar nossas próprias tradições, nossa cultura e nossa história, como paradigma para a construção do futuro comum.

Ser “Sulientado” é exigir respeito à soberania dos povos, aos princípios já consagrados de não intervenção, de solução pacífica das controvérsias entre as Nações.

Ser “Sulientado” é romper os grilhões das hegemonias alienantes, das pretensões imperialistas e da ditadura do capital financeiro.

O Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul é momento oportuno para a Diálogos do Sul reafirmar os princípios fundantes e os compromissos assumidos

Ilustração: tt Catalão
"Solidariedade! Não importa quem começou"

Seguimos os passos daqueles que se insurgiram na luta contra as condições colonialistas e vis impostas aos nossos povos, submetendo-os a pior das servidões, que é a servidão intelectual, do atraso e do desconhecimento, principal causa dos males que nos atormentam.

Como “Desnorteados” e “Sulientados” que somos, nos propomos a construir coletiva e colaboradamente um projeto de mídia alternativa, um espaço dedicado a prática de um jornalismo ético, a difusão de notícias/informações fatídicas, a publicação de autores/colaboradores que, como nós, se dedicam a reflexões na perspectiva da construção de um mundo melhor, mais justo, solidário e harmônico.

Um espaço democraticamente aberto ao debate da realidade e busca de soluções para os exponenciais problemas do Brasil, da América Latina e de todos os outros países do Mediterrâneo, do Oriente Médio, da Ásia e da África, que conformam o Sul geopolítico, historicamente saqueados e submetidos ao poder bélico, econômico e tecnológico das potências do Norte.

“Sulientados” buscamos através da Diálogos do Sul, confrontar “verdades” que há muito tempo, vem sendo impostas aos povos do Sul, pelo colonialismo e imperialismo, hoje comandado por uma diminuta elite improdutiva, predatória e desumana integralmente dedicada a imposição através da mídia hegemônica da cultura do pensamento único e manutenção da ditadura do capital financeiro.

“Sulientados” nos dedicamos a manutenção de uma outra mídia. Uma mídia alternativa a serviço do respeito a diversidade e de um multilateralismo capaz de permitir uma verdadeira integração dos povos e nações, fundamentada na cultura da paz, na solidariedade e na harmonia, através de um contínuo fortalecimento dos mecanismos de cooperação entre os países e povos do Sul..

Dada a atual pandemia, a luta e defesa intransigente destes princípios e objetivos são agora mais urgentes e importantes do que nunca antes.

Por isso, aproveitemos esta efeméride, do Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul para refletir, celebrar e convidar a todos agir “Sulientadamente”.

Sob a ameaça do fascismo globalizado e da obscuridade, “Desnortear” o planeta é urgente, antes que seja tarde demais… e o brilho do sol, da lua e das estrelas se apaguem!

Nosso norte é o Sul

João Baptista Pimentel Neto, jornalista, ativista cultural, diretor da Tv Cidade Livre / Comunicação Comunitária e ex-presidente do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema. Da equipe da Diálogos do Sul


Veja também

 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
João Baptista Pimentel Neto

LEIA tAMBÉM

92bb2160-78df-483d-8bd7-bde5ad561c38
Cannabrava | Independência de que?
2f4f210b-66df-46ed-9546-eb79d83b3dd2
Saiba como você pode contribuir com a Diálogos do Sul
bf0fb3eb-8672-4971-a5bf-bca23f7cd466
Agradecimento a apoiadores: graças a vocês, a Diálogos do Sul se mantém firme
e3ef48bc-5ae8-4014-808e-25ad7e29e2a2
Cannabrava | Centenário de Leonel Brizola, o grande estadista que o Brasil não teve