Pesquisar
Pesquisar

Análise: Grande Imprensa se calou em todos os idiomas sobre vitória de Arce na Bolívia

Hoje é preciso defender a vitória. E isso passa não apenas por fazer respeitar a vontade cidadã. Também por olhar para a frente e construir o futuro
Gustavo Espinoza M.
Diálogos do Sul
Lima

Tradução:

Após as eleições celebradas na Bolívia é possível assegurar que a vitória do MAS, conseguida com 54,5% dos votos, superou todas as expectativas e consagrou o triunfo de Luis Arce. 

Arce obteve mais de 20 pontos de diferença ante o candidato da direita, Carlos Mesa, que ficou com só 29,05% dos sufrágios. 

Em geral, estava previsto um triunfo do MAS derrubado no ano passado com um golpe de Estado, mas se esperava um resultado mais apertado. Se prognosticava que a definição eleitoral ocorreria em um segundo turno, cujo desenlace parecia incerto. 

Esse era o prognóstico de analistas e especialistas que na Bolívia e na região seguiam com cautela o deslocamento das forças no cenário do altiplano. A vida traçou outro roteiro. 

A vitória popular caiu como um balde de água fria em alguns segmentos da sociedade, sempre pouco dispostos a conhecer e escutar a autêntica voz das populações.

Hoje é preciso defender a vitória. E isso passa não apenas por fazer respeitar a vontade cidadã. Também por olhar para a frente e construir o futuro

Facebook | Reprodução
Arce obteve mais de 20 pontos de diferença ante o candidato da direita

Os meios de comunicação se calaram

No Peru, por exemplo, foi um denominador comum o silêncio dos meios de comunicação em 18 de outubro. Os programas políticos dominicais ignoraram completamente o processo eleitoral boliviano e nem eles, nem os canais, deram o menor sinal dos resultados. 

No dia seguinte, a “Grande Imprensa” se calou em todos os idiomas. Só alguns se “atreveram” a falar sobre as “lentas contagens” e vaticinaram um resultado só para o dia seguinte. Ninguém quis adiantar o triunfo da chapa eleita. 

Isso foi, sem dúvida, o denominador comum em boa parte da América Latina. Em cada país, os meios de comunicação serviram aos mesmos interesses: os do Império e das oligarquias nativas.

Vitória da unidade

A primeira lição que flui da experiência boliviana, e a que mais diretamente nos toca, alude à importância decisiva da unidade. 

Se o MAS tivesse se dividido por afãs partidários, interesses de grupo ou ambições de caudilhos, seguramente a direita teria levantado o troféu da vitória. 

Como em outras circunstâncias, aqui também se afirmou o triunfo do povo a partir de uma ação concertada na qual confluíram diferentes segmentos da sociedade boliviana. 

Como era de se esperar, no caso primaram os melhores porque – como dissera José Carlos Mariátegui — souberam ser os melhores, ou seja, lideraram uma luta que enfrentou todos os riscos e na qual se jogaram inteiros aqueles que estavam mais identificados com as bandeiras de seu povo. 

Não há vitórias sem dor e sem luta

O outro elemento chave é considerar um fato inelutável; não há vitória sem dor e sem luta. Nós o temos dito muitas vezes: nada cai como o maná do céu, nem está plantado na terra. Tudo deve ser construído pelos homens e forjado com o calor da batalha. 

Os bolivianos tiveram que combater nas condições mais adversas durante décadas. Sofreram ditaduras horrendas, como as de García Mesa e Banzer; derrotaram Sánchez de Lozada e o próprio Mesa, e se enfrentaram até dobrar Janine Áñez, a aproveitadora do golpe de novembro do ano passado.

Prisão, tortura, perseguição e inclusive morte tiveram ante seus olhos aqueles que agitaram a bandeira da dignidade e da justiça. A dor macerou e se fez consciência. E isso gerou uma vontade de luta que se cristalizou em uma eleição digitada do começo ao fim pela classe dominante. 

Porque, efetivamente, há que sublinhá-lo: o MAS atropelou o governo ditatorial que usou todos os recursos imagináveis para torcer a vontade cidadã. Inclusive se utilizou a invenção da “fraude” nas eleições do ano passado e foi lançada contra Evo Morales toda classe de patranhas. Nada melou a unidade do movimento nem a consciência do povo. 

Contra tudo e todos

Bolívia triunfou enfrentando a antiga “rosca” que acumulou fortunas inimagináveis com o conto da “exploração mineira para promover o desenvolvimento”. Ao racismo e à teoria da “superioridade” dos brancos, fincados no oriente do país. À OEA, instrumento que conspirou sempre contra a vontade cidadã. 

Também à classe dominante afirmada no poder na maioria dos países de nosso continente, que apostaram em “saídas” em função de seus interesses. À administração norte-americana que, através da Agência Central de Inteligência e da embaixada dos Estados Unidos, colaborou e apoiou os golpistas, alimentando todos os seus crimes. 

Mas também enfrentou os conformistas, os pusilânimes, os que buscaram “acomodar-se” à situação criada desde fins do ano passado, pensando que já havia chegado o fim de Evo Morales e seus companheiros. 

A vida deu uma paulada àqueles que falam de “ideias obsoletas”, de “processos superados”, de “confrontos absurdos”, ignorando a realidade que mostra como na luta dos povos nada caducou, nem perdeu vigência. 

Defender a vitória

Hoje é preciso defender a vitória. E isso passa não apenas por fazer respeitar a vontade cidadã. Também por olhar para a frente e construir o futuro. Para que seja possível consolidar os avanços conseguidos. 

Agora conhecemos melhor os perigos que ameaçam a Bolívia: a oligarquia tradicional nunca dormida, as camarilhas militares a serviço do fascismo, os grupos locais de poder, os partidos da burguesia aferrados ao passado. 

Para vencê-los, é preciso assestar-lhes golpes decisivos: ganhar mais o povo, incrementar sua força, somar à sua causa os militares patriotas, quebrando o poder dos “mandos” reacionários e assassinos; denunciar firmemente a ofensiva imperialista na região; levar à prática o programa de governo do MAS. 

Quanto a nós, temos um duplo dever: tomar a essência da vitória boliviana e assegurar a nossa, assimilando suas lições, e desenvolver a mais ampla solidariedade com a Bolívia de hoje. O 18 de outubro foi um triunfo continental da América Latina. 

Gustavo Espinoza M., Ex-deputado e analista político peruano. Colaborador de Diálogos do Sul.

Tradução: Beatriz Cannabrava


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também

 

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Gustavo Espinoza M. Jornalista e colaborador da Diálogos de Sul em Lima, Peru, é diretor da edição peruana da Resumen Latinoamericano e professor universitário de língua e literatura. Em sua trajetória de lutas, foi líder da Federação de Estudantes do Peru e da Confederação Geral do Trabalho do Peru. Escreveu “Mariátegui y nuestro tiempo” e “Memorias de un comunista peruano”, entre outras obras. Acompanhou e militou contra o golpe de Estado no Chile e a ditadura de Pinochet.

LEIA tAMBÉM

9ebab578b43e0324578e2b48f072ce12_25527adb161a4920b76116b0b38137e7
Bolívia agora precisa avançar para democratizar a informação, diz porta-voz do MAS
7427bc78-4e81-4fba-b452-ae63fe528a34
Vitória da esquerda na Bolívia e Argentina mostram que direita latina está debilitada
ac31e134218e799240b7dc1472427a19_16138039552eacbc696a25ee9eae5795
Lei de Participação Política garante recorde histórico de mulheres no Senado boliviano
4983f367-9f57-42b1-879f-00b7c9469b65
Cannabrava | Depois da vitória da esquerda na Bolívia, para onde vão as Américas?