Pesquisar
Pesquisar

Colômbia: Mídia mente que 11 camponeses executados pelo exército eram das Farc

Informação foi desmentida pelo Ministério Público do país; senadores formalizam pedido para que governo colombiano explique massacre
Redação AbrilAbril
AbrilAbril
Lisboa

Tradução:

Senadores e representantes de diversos partidos colombianos, como os Comunes e a Alianza Verde, formalizaram o pedido de comparência, ainda sem data marcada, para que Diego Molano, titular da Defesa, aborde a operação militar em que 11 pessoas, já identificadas como civis, foram mortas.

Recorde-se que no passado dia 28 de Março o Exército colombiano realizou uma incursão numa zona rural do município de Puerto Leguízamo, no departamento de Putumayo (Sul da Colômbia).

Organizações de defesa dos direitos humanos e comunidades de camponeses da zona referem que os assassinados eram civis que participavam num bazar e não membros de grupos armados ilegais, tal como divulgaram o Exército, Molano e o presidente da República, Iván Duque.

Segundo refere a TeleSur, também foram intimados a comparecer o comandante do Exército, general Eduardo Zapateiro, e a diretora do Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar, Lina María Arbeláez.

Entretanto, esta quinta-feira, o Ministério Público desmentiu, em comunicado, as versões postas a circular por alguns órgãos de comunicação social de acordo com as quais o Exército tinha capturado quatro pessoas – apontadas como guerrilheiros das FARC-EP – durante a operação em Putumayo.

Informação foi desmentida pelo Ministério Público do país; senadores formalizam pedido para que governo colombiano explique massacre

Brasil de Fato – Flickr
Versão de que assassinados pertenciam a grupos armados foi divulgada por Exército, Ministro da Defesa, Diego Molano, e presidente Iván Duque

Espiral de violência contínua

Na quarta-feira, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz) reportou o 32.º massacre no país sul-americano em 2022. Um grupo de homens armados disparou sobre pessoas que conversavam no Bairro San Vicente, em Quibdó, capital do departamento de Chocó, provocando três mortos.

De acordo com os dados registados pelo organismo, este ano registaram-se 32 massacres na Colômbia, com um saldo de 105 vítimas mortais.

“Crime de guerra”: Duque opera massacre contra civis na Colômbia, denuncia Petro

Para além disso, sucedem-se os casos de assassinatos de dirigentes sociais e defensores dos direitos humanos.

Um dos mais recentes, indicado na conta de Twitter do Indepaz, foi o do dirigente comunitário José Pascual Quevedo Velásquez, assassinado por um grupo de homens armados, no domingo, em San José del Guaviare, no município de Puerto Concordia (departamento de Meta).

Quevedo Velásquez era membro da Cooperativa Multiactiva Agropecuaria del Guaviare, da Asociación de Campesinos y Trabajadores de la Región del Río Guayabero e da Coagro Guaviare em Puerto Concordia, informou o Indepaz.

Já esta quinta-feira, o organismo deu conta do assassinato do dirigente agrícola e associativo Luis Alfredo Castaño Gómez, de 69 anos, em Toro (departamento de Valle del Cauca).

Com este homicídio, perpetrado no passado dia 1, o Indepaz regista 51 assassinatos de dirigentes sociais em 2022 e 1335 desde a assinatura do acordo de paz, em Novembro de 2016, entre governo colombiano e Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP).

Redação AbrilAbril


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul

 


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação AbrilAbril

LEIA tAMBÉM

70ea9f4a-c113-4afe-91a7-4c2e6e7b2478
Simón Bolívar, união latino-americana e socialismo: a nova Colômbia de Gustavo Petro
102a5321-979f-4959-9f15-a2eef97da264
"Acordo nacional por uma Colômbia forte e justa”, defende Petro em discurso de posse
72e9fe96-35c2-4795-b0cf-60901950b42b
Maioria parlamentar garante a Petro aplicar mudanças que Colômbia precisa, diz professor
0669020e-fc95-479f-a60c-52494d87040d
Colômbia: Após breve trégua, violência contra esquerda escala às vésperas da posse de Petro