Pesquisar
Pesquisar

Obra de teatro denuncia barbárie do terrorismo de Estado contra mulheres na Colômbia

“Fuga de vozes, memória de presas políticas” conta história de colombianas incriminadas por redes de informantes, mas que não se curvaram à repressão
Leonardo Wexell Severo
ComunicaSul
Bogotá

Tradução:

Um filho que esperneia, chora e esbraveja ao ser arrancado dos braços da mãe por guardas que cumprem ordens da Justiça colombiana, cega, surda e muda às reclamações de qualquer opositor.

Centenas de jovens que, acusadas ou condenadas como guerrilheiras por redes de informantes – construídas à base de recompensas oferecidas para denunciá-las –, são jogadas ao relento, trancafiadas em cárceres imundos e precários, e abandonadas pelo Estado opressor.

Assista na TV Diálogos do Sul

Uma enorme quantidade de mães chefes de família que não sabem quando – e se – voltarão a ver os seus amados pequenos, seja pela distância, pela desnutrição ou mesmo pela repressão que não perdoa ninguém contrário ao governo fascista.

Este é o comovedor relato contido na peça teatral “Fuga de vozes, memória de presas políticas”, uma descrição simples e direta com que nove mulheres no palco, o grupo Bataklán, sob a adaptação e direção de Jorge Balencia Villegas, faz ecoar cartas, poemas e denúncias recolhidos pela socióloga Liliany Obando.

Pela contundência e veemência na abordagem, a apresentação acaba de receber um dos prêmios de práticas artísticas e culturais do Centro Memória, Paz e Reconciliação da Colômbia.

“São testemunhos que escrevi, incluindo o meu, e outros que compilei enquanto fui uma prisioneira política”, relatou Liliany, que esteve condenada pelo Estado colombiano a 70 meses por rebelião, “em três oportunidades dentro do mesmo processo”. “Esta é uma peça de teatro que dá vida e faz reverberar testemunhos para que se tornem memória viva, jamais esquecimento e para que jamais se repita”, enfatizou.

Colômbia: Guerrilha anuncia cessar-fogo unilateral para eleições presidenciais

O fato, denunciou, é que passados quase seis anos da assinatura dos Acordos de Paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP), em setembro de 2016, em Havana, o presidente Iván Duque continua mantendo 300 ex-combatentes privados de liberdade, além de outras duas mil lideranças sociais, defensores de direitos humanos e jovens da chamada “Primeira linha” – a linha de defesa contra a truculenta repressão policial.

“Fuga de vozes, memória de presas políticas” conta história de colombianas incriminadas por redes de informantes, mas que não se curvaram à repressão

ComunicaSul
“Fuga de vozes, memória de presas políticas”

A ativista de direitos humanos recordou que antes de ser encarcerada, “já havia feito trabalho de solidariedade com presas e presos políticos de nosso país, porque na Colômbia, é algo constante a perseguição ao pensamento opositor, contra quem se rebela e quer construir um país diferente”. Sua militância vem desde a Juventude Comunista, quando sua primeira tarefa foi visitar perseguidos pelo governo, fazendo a relação com familiares e advogados.

“Quando vais para a militância política contra uma ditadura, contra um governo opressor, sabes que uma das possibilidades é ir parar na prisão. Fui presa na Operação Fênix, que violou a soberania do Equador e, de maneira ilegal, conseguiram os computadores de Raul Reyes, então integrante do secretariado das FARC, assassinado na operação, e me vinculam a ele em um processo judicial. Ele era meu chefe direto. O bombardeio foi em primeiro de março de 2008 e me prenderam em 8 de agosto daquele mesmo ano”, relatou.

À época, o ataque aéreo e terrestre ao território equatoriano desencadeou uma grave crise diplomática, fazendo com que Equador e Venezuela fechassem suas embaixadas em Bogotá, em protesto contra a agressão colombiana.

O discurso uníssono da mídia conservadora falava em “agressão”, “desrespeito” e “violação à soberania”, a mesma cotidianamente usurpada pela multiplicação das bases militares estadunidenses em território colombiano. Não é por acaso, recordou Liliany, que “absolutamente todas as forças policiais e militares neste país têm doutrina e treinamento estadunidense”.

Assista na TV Diálogos do Sul

“A conformação dos grupos paramilitares e tudo o que diz respeito às técnicas de tortura vêm da Escola das Américas. O governo dos Estados Unidos está, portanto, sempre mais do que presente: se encontra desde a doutrina, o assessoramento e o apoio até o ensinamento prático de como formar grupos paramilitares”, condenou.

Uma vez estando detrás das grades por seu pensamento crítico e por defender um país diferente, informou Liliany, passou a contatar presas e presos políticos “e nos organizamos coletivamente para manter nossos princípios, nossa coerência política e ideológica, nossa moral”.

Com um trabalho coletivo intenso, a organização passou a desenvolver uma ação para a defesa de direitos humanos e para recuperar a dignidade das pessoas privadas de liberdade, não somente as presas e presos políticos, “que são muitos, envolvendo sindicalistas, estudantes e demais organizações sociais”. Muita gente, é necessário frisar, “que foram jogados na prisão por denunciar um Estado excludente e por cobrar que cumprisse com seu dever e atendesse direitos”.

Mulheres, a maiores vítimas

Conforme Liliany Obando, o tema das mulheres encarceradas é “bastante sensível e extremamente doloroso, porque elas são as invisíveis dentro das invisíveis nas prisões colombianas”. “Não existe, na prática, um enfoque diferencial de gênero e as condições são as piores possíveis. Há muitas mulheres que chegam por delitos de pobreza, de exclusão, que são a maioria, mães chefes de família, o que torna ainda mais dramática a situação, porque são arrancadas de seus filhos. Afinal, eram elas quem lhes garantia a vida, seu sustento”, descreveu.

Para a pesquisadora, que teceu com calor humano e esperança a teia da obra, o reconhecimento da peça “é parte da luta pela justiça social”. “Neste caso, contamos com a fortuna destes testemunhos, que foram recolhidos ao longo do tempo, que escrevemos na prisão, registrando vivências para fazer com que fossem para muito além dos muros. Para que nossas vozes não ficassem silenciadas”, contou. Esses relatos e vivências ganharam corpo com Bataklán, grupo teatral profissional que se interessou em dar vida a esses testemunhos de mulheres privadas de liberdade.

Assista na TV Diálogos do Sul

Como a própria obra descreve, a questão da população carcerária é um tema desastroso: em primeiro lugar, pelas condições físicas, mas também pelos abusos dos guardas penitenciários – que incluem torturas e maus tratos – e a precariedade da alimentação, temas que já renderam, inclusive, denúncias de organismos internacionais. “Às vezes entregam alimentos em estado de decomposição, desrespeitam horários… O Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário é uma das instituições mais corruptas do país, fazendo com que a privação de liberdade seja um lucrativo negócio”.

Entusiasmo pela mudança

Segundo Liliany, o que está ocorrendo na Colômbia, “e que nos entusiasma muito, é que por um longo tempo reinou o medo, o terror, o que fazia com que muita gente, mesmo estando de acordo com as causas justas, ficasse recalcitrante, atemorizada”. “Não havia ditaduras militares como as do Cone Sul, mas outro tipo, uma ditadura disfarçada, em mãos de um bipartidarismo liberal, conservador, com diferentes matizes e com uma classe dominante assassina no poder”, assinalou.

Acompanhe as últimas notícias da corrida eleitoral no país em Eleições Colômbia 2022

“Então este é um momento de despertar para todos os colombianos e colombianas, de resgatarmos tantas lutas que inspiraram homens e mulheres que não se curvaram, que por toda a nossa América alimentaram a resistência. Acredito que as eleições do dia 29 são o momento mais importante já vivido no nosso país, pois teremos a chance de fazer chegar ao poder um governo real, que nos permita caminhar rumo à construção de uma democracia verdadeira, nos permitindo avançar e deixar para trás tantas coisas que passaram, mas sem esquecer”, acrescentou Liliany.

De acordo com a pesquisadora social, com a vitória de Gustavo Petro e Francia Márquez, presidente e vice-presidenta, o povo espera superar o retrocesso “por uma decisão democrática, por meio do exercício livre do voto, com eleições limpas e seguras”. “Isso é o que nos dará a possibilidade de que, pela primeira vez em nossa história republicana como país, teremos um governo alternativo que pense no seu próprio povo, que está cheio de esperança e cansado de tanto sangue derramado, morte, terror e injustiça”.


*A reprodução deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e a lista de entidades e organizações que apoiam esta cobertura, como no rodapé a seguir.

Esta cobertura será feita pela Agência ComunicaSul graças ao apoio das seguintes entidades: da Associação dos/das Docentes da Universidade Federal de Lavras-MG, Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU (Fenajufe), Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas (CSA), jornal Hora do Povo, Diálogos do Sul, Barão de Itararé, Portal Vermelho, Intersindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Bancários do Piauí; Associação dos Professores do Ensino Oficial do Ceará (APEOC), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-Sul), Sindicato dos Bancários do Amapá, Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Sindicato dos Metalúrgicos de Betim-MG, Sindicato dos Correios de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Resíduos e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp Sudeste Centro), Associação dos Professores Universitários da Bahia, Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal do RS (Sintrajufe-RS), Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Sindicato dos Químicos de Campinas, Osasco e Região, Sindicato dos Servidores de São Carlos, mandato popular do vereador Werner Rempel (Santa Maria-RS), Agência Sindical, Correio da Cidadania, Agência Saiba Mais e centenas de contribuições individuais.

Leonardo Wexell Severo, colaborador da Diálogos do Sul.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


*A reprodução deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e a lista de entidades e organizações que apoiam esta cobertura, como no rodapé a seguir.

Esta cobertura está sendo feita pela Agência ComunicaSul graças ao apoio das seguintes entidades: da Associação dos/das Docentes da Universidade Federal de Lavras-MG, Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU (Fenajufe), Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas (CSA), jornal Hora do Povo, Diálogos do Sul, Barão de Itararé, Portal Vermelho, Intersindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Bancários do Piauí; Associação dos Professores do Ensino Oficial do Ceará (APEOC), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-Sul), Sindicato dos Bancários do Amapá, Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Sindicato dos Metalúrgicos de Betim-MG, Sindicato dos Correios de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Resíduos e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp Sudeste Centro), Associação dos Professores Universitários da Bahia, Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal do RS (Sintrajufe-RS), Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Sindicato dos Químicos de Campinas, Osasco e Região, Sindicato dos Servidores de São Carlos, mandato popular do vereador Werner Rempel (Santa Maria-RS), Agência Sindical, Correio da Cidadania, Agência Saiba Mais e centenas de contribuições individuais.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Leonardo Wexell Severo

LEIA tAMBÉM

70ea9f4a-c113-4afe-91a7-4c2e6e7b2478
Simón Bolívar, união latino-americana e socialismo: a nova Colômbia de Gustavo Petro
102a5321-979f-4959-9f15-a2eef97da264
"Acordo nacional por uma Colômbia forte e justa”, defende Petro em discurso de posse
72e9fe96-35c2-4795-b0cf-60901950b42b
Maioria parlamentar garante a Petro aplicar mudanças que Colômbia precisa, diz professor
0669020e-fc95-479f-a60c-52494d87040d
Colômbia: Após breve trégua, violência contra esquerda escala às vésperas da posse de Petro