Pesquisar
Pesquisar

Eleitores colombianos e Gustavo Petro denunciam cédulas eleitorais adulteradas

Segundo turno ocorre em meio a imagens nas redes sociais de guias impressas rasuradas, o que causaria anulação automática da votação
Felipe Bianchi
ComunicaSul
São Paulo (SP)

Tradução:

A jornada eleitoral na Colômbia começou, neste domingo (19), marcada pelo mesmo tema que dominou o debate na véspera deste segundo turno: as denúncias de fraudes e irregularidades. Com ampla repercussão por parte de um dos presidenciáveis, Gustavo Petro, pipocaram, nas redes sociais, imagens denunciando cédulas eleitorais adulteradas em diversos centros de votação.

Nas guias impressas, os eleitores assinalam com um “xis” a opção entre os candidatos — no caso, Gustavo Petro, representando a coalizão progressista Pacto Histórico, e Rodolfo Hernández, da Liga Anticorrupção dos Governadores. Os vídeos e fotos registrados por dezenas de eleitores, inclusive por Petro, que exerceu seu direito ao sufrágio em um colégio eleitoral ao sul de Bogotá, mostram rasuras em várias cédulas eleitorais sobre a opção “voto em branco”, o que anula automaticamente o voto em qualquer um dos candidatos.

Segundo turno ocorre em meio a imagens nas redes sociais de guias impressas rasuradas, o que causaria anulação automática da votação

Marcha Notícias
Queixas ocorreram por conta do vazamento de um vídeo por parte da Registradoria — órgão responsável pelas eleições no país

No sábado, as queixas ocorreram por conta do vazamento de um vídeo por parte da Registradoria — órgão responsável pelas eleições no país — com supostos resultados eleitorais no qual se vê o ultra-direitista Rodolfo Hernández com 45,75% dos votos e o progressista Gustavo Petro, com 45,39%.

Acompanhe as últimas notícias da corrida eleitoral no país em Eleições Colômbia 2022

A Registradoria alegou apenas que não simula e nem projeta resultados, mas o juiz do Conselho Nacional Eleitoral Luis Guillermo Pérez confirmou a veracidade do vídeo, checado junto ao diretor de informática do órgão. A projeção teria sido realizada pela empresa Indra, responsável pelo software, justamente na sala de imprensa da Registradoria. Também chamou a atenção o fato de que a CNN repercutiu as mesmas informações do vídeo – saiba mais aqui.


* A Agência ComunicaSul está na Colômbia cobrindo o segundo turno das eleições presidenciais graças ao apoio das seguintes entidades: Associação dos/das Docentes da Universidade Federal de Lavras-MG, Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU (Fenajufe), Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas (CSA), jornal Hora do Povo, Diálogos do Sul, Barão de Itararé, Portal Vermelho, Intersindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Bancários do Piauí; Associação dos Professores do Ensino Oficial do Ceará (APEOC), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-Sul), Sindicato dos Bancários do Amapá, Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Sindicato dos Metalúrgicos de Betim-MG, Sindicato dos Correios de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Resíduos e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp Sudeste Centro), Associação dos Professores Universitários da Bahia, Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal do RS (Sintrajufe-RS), Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Sindicato dos Químicos de Campinas, Osasco e Região, Sindicato dos Servidores de São Carlos, Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal de Santa Catarina (Sintrajusc); mandato popular do vereador Werner Rempel (Santa Maria-RS), Agência Sindical, Correio da Cidadania, Agência Saiba Mais, Revista Fórum e centenas de contribuições individuais.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Felipe Bianchi É jornalista e atua no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé desde 2011. Também integra o coletivo ComunicaSul e faz parte do Fórum de Comunicação para a Integração de Nossa América (FCINA).

LEIA tAMBÉM

70ea9f4a-c113-4afe-91a7-4c2e6e7b2478
Simón Bolívar, união latino-americana e socialismo: a nova Colômbia de Gustavo Petro
102a5321-979f-4959-9f15-a2eef97da264
"Acordo nacional por uma Colômbia forte e justa”, defende Petro em discurso de posse
72e9fe96-35c2-4795-b0cf-60901950b42b
Maioria parlamentar garante a Petro aplicar mudanças que Colômbia precisa, diz professor
0669020e-fc95-479f-a60c-52494d87040d
Colômbia: Após breve trégua, violência contra esquerda escala às vésperas da posse de Petro