Pesquisar
Pesquisar

Enciclopédia LatinoAmericana é atualizada e disponibilizada em portal

Redação Diálogos do Sul

Tradução:

A Editora Boitempo lançou, no mês passado, o Portal Latinoamericana, uma versão digital da “Latinoamericana: Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe”, originalmente publicada no segundo semestre de 2006 e vencedora do Prêmio Jabuti como livro do ano não-ficção em 2007.

latinoblogSão cerca de mil verbetes escritos por mais de cem autores, entre eles acadêmicos, intelectuais e escritores conceituados da América Latina, como o sociólogo peruano Aníbal Quijano, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, a crítica de teatro cubana Vivian Martínez Tabares e o economista e político brasileiro Márcio Pochmann.
O portal, assim como o livro, pretende reunir e promover o compartilhamento de saberes sobre todos os territórios, países e povos da América Latina e do Caribe, oferecendo uma visão crítica sobre sua história. A versão eletrônica da enciclopédia atualiza e amplia seu conteúdo, incorporando as facilidades do meio digital e, consequentemente, multiplicando seu alcance.
Segundo Ivana Jinkings, diretora editorial da Boitempo e coordenadora do projeto do Portal, o ponto principal do projeto é a sua relação com a “luta de resistência ao neoliberalismo e de resgate do continente com todas as suas dimensões históricas e culturais, políticas, econômicas e sociais”.
A edição impressa foi coordenada junto ao cientista político Emir Sader, ao sociólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Carlos Eduardo Martins e ao mestre pelo Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Nobile.

Soberania

Na introdução da Latinoamericana, Emir Sader destaca o discurso do escritor colombiano Gabriel García Márquez, que, ao receber o Prêmio Nobel de Literatura em 1982, reivindicou para a América Latina o direito de construir a sua própria história.
“Nos marcos do pensamento crítico, das interpretações plurais, mas centradas nas raízes históricas específicas do nosso continente, desenvolveram-se teorias e interpretações diversas, tendo em comum a visão do mundo e de nós mesmos arraigada no Sul, na periferia do sistema, onde fomos colocados pela colonização e pela hegemonia imperial. A partir desse lugar, a enciclopédia se constituiu e olha para si mesma e para o mundo”, afirmou Sader.
Para acessar o portal em Português CLIQUE AQUI
Para acessar o portal em Espanhol CLIQUE AQUI
(*) Publicada originalmente por Brasil de Fato


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

LEIA tAMBÉM

Engenharia nacional reconhece papel da série Operação Condor para democracia brasileira
Engenharia nacional reconhece papel da série "Operação Condor" para democracia brasileira
arte-vitoria (1)
A vitória não cabe no rodapé: Memória histórica apaga papel decisivo de soviéticos e brasileiros na Segunda Guerra
30445688876_840f829b4d_k
Pepe Mujica vive: 4 filmes para entender o legado do ex-presidente do Uruguai
Tributo e gratidão série “Operação Condor” vai dedicar episódio à memória de Pepe Mujica
Tributo e gratidão: série “Operação Condor” vai dedicar episódio à memória de Pepe Mujica