Considerado o inferno na terra pelo discurso da direita e da imprensa hegemônica brasileira, a Venezuela de Nicolás Maduro continua se mostrando um dos países mais bem sucedidos do mundo no combate à pandemia do coronavírus.
Nesta terça-feira (28), o presidente venezuelano anunciou pessoalmente, em declaração para a TV pública, que o país não registrou nenhum novo infectado nas últimas 24 horas. É a primeira vez que isto acontece, desde o dia 7 de março, segundo o próprio mandatário.
Foto: Presidência da Venezuela/Fotos Publicas
O presidente Maduro também lançou um ousado pacote econômico para garantir o sucesso das medidas de isolamento
Com isso, a Venezuela mantém um total de 329 infectados, e apenas 10 vítimas fatais de covid-19 até o momento. O total de pacientes recuperados da doença é de 142, o que significa que ainda há 177 casos ativos no país.
Além da rígida quarentena, a Venezuela se destaca pela atuação dos grupos de profissionais de saúde, com a participação de médicos cubanos e venezuelanos, que vasculham o país de casa em casa, buscando identificar casos suspeitos e ajudar as pessoas a realizar trabalhos de prevenção.
O presidente Maduro também lançou um ousado pacote econômico para garantir o sucesso das medidas de isolamento, que inclui o pagamento, por parte do Estado, dos salários aos trabalhadores dos setores público e privado até dezembro.
Victor Farinelli, Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Veja também