Pesquisar
Pesquisar

EUA vão usar Cúpula das Américas para golpe contra Venezuela, denuncia Evo Morales

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

O presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Evo Morales, denunciou, no último sábado (17), que um grupo de países, com a tutela do Governo dos Estados Unidos, pretende converter a VIII Cúpula das Américas — que será celebrada em abril em Lima, no Peru— em um instrumento golpista contra a Venezuela.
Por Resumen Latinoamericano

Esta intensão foi rechaçada de maneira enérgica pelo mandatário boliviano, que, em sua conta do Twitter acrescentou que todo isso responde ao plano intervencionista do presidente estadunidense, Donald Trump.

“Recusamos que um grupo minoritário de países, dirigidos pela obsessão intervencionista de Trump, queira converter a Cúpula das Américas em um instrumento de golpismo contra a Venezuela. Agredir um presidente eleito democraticamente é agredir o povo que o elegeu”, escreveu o mandatário. Nesse sentido, o presidente boliviano alertou que o governo dos Estados Unidos tenta justificar o plano golpista contra a Venezuela com a suposta defesa da democracia.

“A política intervencionista dos EUA  usa como desculpa a defesa da democracia, mas fomenta golpes e violações de direitos humanos em países que não se submetem a seus desígnios. Antes, financiavam ditaduras militares. agora, desestabilizan governos democráticos e os acusam de ditaduras”, disse  em sua rede social.

Morales lembrou que “durante a Guerra Fría, os Estados Unidos financiaram ditaduras do Plano Condor que assassinaram trabalhadores e indígenas acusados de serem comunistas vermelhos. No neoliberalismo, os Estados Unidos nos acusam de sermos terroristas e narcotraficantes. Agora, que governamos com apoio do povo, nos acusam de ditadura”.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

LEIA tAMBÉM

Hugo_Chávez_Venezuela (1)
70 anos de Hugo Chávez: a homenagem venezuelana e a emancipação da Pátria de Bolívar
Maduro_Venezuela (2)
Maduro encerra campanha com “mar de gente” e anúncio de diálogo nacional para 29/07
Inácio_da_Costa_atentado_Venezuela (2)
Deputado da oposição Inácio da Costa escapa por pouco de atentado mortal na Venezuela
Yamandú_Orsi_Pepe_Mujica_Uruguai
Esquerda caminha para retomar progressismo no Uruguai após desmonte de Lacalle Pou