Pesquisar
Pesquisar

Evo destaca solidariedade internacional com causa marítima

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

O presidente da Bolívia, Evo Morales, destacou em uma mensagem no Twitter a solidariedade internacional com a reivindicação histórica deste país para recuperar seu acesso soberano ao oceano Pacífico.

O boliviano Evo Morales (esquerda), a chilena Michelle Bachelet e o peruano Alan García: briga histórica por território entre os países vizinhos
O boliviano Evo Morales (esquerda), a chilena Michelle Bachelet e o peruano Alan García: briga histórica por território entre os países vizinhos

A ALBA-TCP reafirma que só mediante o diálogo entre o Chile e a Bolívia pode ser encontrada uma solução pacífica para conseguir uma saída soberana ao mar, escreveu Morales em sua conta @evoespueblo.
Desta maneira, o mandatário se referiu à posição adotada sobre o tema pela recém finalizada XIV Cúpula Extraordinária da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP).
Também o vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, agradeceu os homens e mulheres do mundo que abraçam a justa demanda da nação andina.
Nesse sentido, García Linera recordou as palavras de apoio à causa marítima boliviana do vocalista do grupo mexicano Maná, do papa Francisco e de líderes latino-americanos.
Estamos contentes porque Bolívia avança em uma petição correta. Não nos apegamos a algo abusivo ou a uma imposição, enfatizou o vice-presidente durante uma coletiva de imprensa no Palácio de Governo.
Sobre esse tema, destacou que o país foi agredido pelo Chile e exige justiça, isto é, recuperar seu acesso soberano ao oceano Pacífico.
Por esse motivo, o governo nacional levou o caso perante a Corte Internacional de Justiça em 2013 e, nas próximas semanas, apresentará uma réplica com argumentos sólidos sobre os direitos da nação andino-amazônica.
A Bolívia nasceu como república em 1825 com litoral no Pacífico, mas uma invasão chilena em fevereiro de 1879 arrebatou 400 quilômetros de costa e 120 mil quilômetros quadrados de territórios ricos em minérios.
 
*Prensa Latina, de La Paz especial para Diálogos do Sul


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Filhos roubados por Pinochet Chile luta para reunificar famílias vítimas da ditadura (1)
Filhos roubados por Pinochet: Chile luta para reunificar famílias vítimas da ditadura
Mais Estado, menos mercado as conquistas e os desafios da Esquerda na América Latina
Mais Estado, menos mercado: as conquistas e os desafios da Esquerda na América Latina
Nunca uma pesquisa de boca de urna errou tanto no Equador, alerta pesquisadora (2)
Nunca uma pesquisa de boca de urna errou tanto no Equador, alerta pesquisadora
México no Brics como tarifas de Trump impulsionam nova expansão do bloco
México no Brics: como tarifas de Trump impulsionam nova expansão do bloco