Pesquisar
Pesquisar

FNDC entrega Carta Compromisso a Dilma Rousseff

Redação Diálogos do Sul

Tradução:

Redação FNDC*

fndcA ação está programada para esta terça-feira (9/9), durante o evento Diálogos Conectados, promovido pela Campanha Banda Larga é um Direito Seu, em São Paulo

fndc_dia-nacional-de-luta-pela-democratizac3a7c3a3o-da-comunicac3a7c3a3o_262477500_nO Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) deverá entregar hoje à presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, a Carta Compromisso por uma Comunicação Democrática. O documento é uma plataforma de propostas que visam democratizar o sistema de comunicação brasileiro e deverá ser entregue durante o evento Diálogos Conectados – Um papo sobre Direitos e Internet, promovido pela Campanha Banda Larga é um Direito Seu.
A atividade será realizada no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo, a partir das 16h, e será transmitida ao vido pela internet. Clique aqui para assistir: http://www.interrogacaostream.net/seesp/dialogosconectados/.
Rosane Bertotti, coordenadora-geral do FNDC, avalia a ação como um momento importante para todo o movimento de luta pela democratização da comunicação no Brasil. A Carta Compromisso começou a ser construída ainda na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, realizada em setembro de 2009. “Esperamos que as propostas sejam contempladas no próximo governo brasileiro”, afirmou Rosane.

Carta Compromisso

A carta compromisso aos candidatos apresenta duas propostas básicas: “20 pontos para democratizar as comunicações no Brasil”, que reflete uma síntese das principais propostas aprovadas na Confecom; e o “Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Eletrônica”, conhecido como Projeto de Lei da Mídia Democrática. Lançado em 2012, o Projeto de Lei regulamenta os artigos da Constituição Federal que definem os princípios para a comunicação social, entre eles o combate ao oligopólio, regionalização da programação, a distribuição equitativa de canais entre os sistemas público, privado e estatal, entre outros.
A intenção do FNDC é entregar a Carta Compromisso aos demais candidados à Presidência da República. Assinado pelo FNDC, que congrega mais de 300 organizações no país, o documento também é diretamente subscrito por 25 entidades da sociedade civil filiadas ao Fórum. O objetivo é garantir políticas de comunicação que assegurem a pluralidade de ideias e a diversidade cultural nos meios de comunicação brasileiros, algo ainda muito distante da realidade.
Acesse aqui a Carta Compromisso por uma Comunicação Democrática: http://www.fndc.org.br/system/uploads/documentos/922277/arquivo/fndc-documento-candidatos-eleicoes-2014.pdf


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Redação Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

protestos-peru
Cleptocracia, ignarocracia, bufocracia: o declínio do substantivo "democracia" no Peru
Bolivia-guerra-hibrida-eua (1)
Guerra híbrida na Bolívia entra em nova fase e EUA querem "mudança de regime" até 2025
Petro-Colombia
Petro reage a ataques de guerrilheiros contrários ao acordo de paz: "Não toleraremos"
Milei
"Barbárie" e "desequilíbrio emocional": Petro e Fernández criticam nova selvageria de Milei