Pesquisar
Pesquisar

Fórum de Educação Popular acontece em Lins (SP)

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Paulo Freire
O Mestre Paulo Freire é referência das lutas populares pela universalização da educação.

A edição de 2013 da XI FREPOP – Fórum de Educação Popular – VIII internacional acontece entre os dias 23 e 27 de julho, na cidade de Lins/SP. O encontro se apresenta como espaço de construção e reconstrução da memoria das lutas dos povos pela garantia efetiva e ampliação de direitos.

Na segunda metade do século passado, a América Latina viveu seu período de chumbo com a violenta instauração de ditaduras militares. Não sem resistência de lutadores pela restauração da democracia. A geração que lutou contra as ditaduras, convive com suas marcas, mas, não com o silêncio e os sobreviventes continuam lutando.

“O Brasil merece a verdade, as novas gerações merecem a verdade e, sobretudo, merecem a verdade factual aqueles que perderam amigos e parentes e que, infelizmente, permanecem sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia. Como se existem filhos sem pais, se existem túmulos sem corpos. Nunca, nunca mesmo, poderá existir uma história sem voz”, declarou a presidenta Dilma Rousseff.

Neste contexto, ao completar sua décima primeira edição nacional e sua oitava internacional, a FREPOP receberá de braços abertos todos os homens e mulheres, agentes populares do Brasil, da América Latina e do mundo inteiro, que através da educação popular não tem medo de escrever sua história e não abdicam em declarar compromisso com um futuro distinto do passado e do presente.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Gustavo Petro
Violação dos acordos de paz: entenda por que Petro vai denunciar a própria Colômbia na ONU
Haiti
Haiti: há pelo menos 20 anos comunidade internacional insiste no caminho errado. Qual o papel do Brasil?
Betty Mutesi
“Mulheres foram protagonistas na reconstrução da paz em Ruanda”, afirma ativista Betty Mutesi
Colombia-paz
Possível retomada de sequestros pelo ELN arrisca diálogos de paz na Colômbia