Pesquisar
Pesquisar

Frei Betto | O leão e a abelha: uma fábula sobre a vitória da esperança

O leão chegou a aprisionar a abelha, mas ela se livrou, e seu doce conquistou, aos poucos, mais adeptos que a amargura do leão
Frei Betto
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

Conta uma antiga história que o leão, ciente de ser o rei dos animais, passeava impávido pela selva e assustava todos com seu rugido ameaçador. A quem ousasse desafiar o seu poder, exibia os dentes afiados, o olhar sinistro, a bocarra aterradora. 

O leão nutria seu orgulho com o olhar admirado de múltiplas espécies da fauna. Por onde passava, a turba de víboras o aplaudia, como se ele fosse o Leão de Judá, o enviado de Deus.

Assista na TV Diálogos do Sul

Só um detalhe incomodava o leão: a provocação da abelha ao anunciar a todos que, um dia, haveria de destronar o rei dos animais. Era inaceitável, para ele, que um inseto que lhe parecia tão insignificante ousasse desafiá-lo. O leão chegou a aprisioná-la, mas ela se livrou. Então, tentava abocanhá-la, mas a abelha, em voo certeiro, se evadia das mandíbulas assassinas e das agressivas patadas que cortavam os ares.

Embora muitos animais julgassem o leão dotado de plenos poderes, ele bem conhecia seus limites: não podia voar como a abelha. Mas esta não era a única diferença. O leão babava sangue com seu insaciável apetite carnívoro, enquanto a abelha polinizava as flores e distribuía mel pela floresta. O doce da abelha conquistou, aos poucos, mais adeptos que a amargura do leão.

Chegou o dia da eleição. Quem haveria de assumir o governo da selva? O leão estava absolutamente convencido de sua supremacia. Tinha o poder em mãos. Javalis, hienas, piranhas e escorpiões – animais muito perigosos – o apoiavam. E ele zombava da abelha respaldada por espécies que não ameaçam ninguém, não têm sede de sangue e são laboriosas, como a multidão de formigas que habitavam, sobretudo, o Nordeste da mata.

O leão chegou a aprisionar a abelha, mas ela se livrou, e seu doce conquistou, aos poucos, mais adeptos que a amargura do leão

Rede Brasil Atual
As alcateias rugem, mas são as colmeias que, solidárias, produzem o que há de mais doce na vida

Ao longo da campanha eleitoral, o leão fez de tudo para tentar desacreditar a abelha. Acusou-a de corrupta, bandida, mentirosa. A abelha, ao contrário, não proferiu inverdades sobre o leão, apenas destacou quão inoperante ele havia sido em seu governo e quantos inocentes morreram famintos e doentes, vítimas de seu descaso. 

Apurados os votos, a abelha venceu o leão. Inconformado e revoltado, o leão emudeceu engasgado pelo próprio ódio.

Frei Betto | O papa Bento XVI tem razão: o marxismo não é mais útil

A abelha ignorou-o. Ovacionada pelos animais que encabeçavam governos de outras florestas, comprovou que a esperança vence o medo. Todos sabiam que, agora, já não haveria mais queimadas devorando as matas, poluindo o ar e calcinando animais, nem as águas seriam contaminadas pela sanha dos que abrem covas para explorar as riquezas do subsolo. 

Moral da história: as alcateias rugem, mas são as colmeias que, solidárias, produzem o que há de mais doce na vida.

Frei Betto | Colaborador da Diálogos do Sul.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Frei Betto Escritor, autor de “Cartas da prisão” (Companhia das Letras); “Batismo de sangue” (Rocco); e “Diário de Fernando – nos cárceres da ditadura militar brasileira” (Rocco), entre outros livros 74 livros editados no Brasil, dos quais 42 também no exterior. Você poderá adquiri-los com desconto na Livraria Virtual – www.freibetto.org. Ali os encontrará a preços mais baratos e os receberá em casa pelo correio.

LEIA tAMBÉM

Frida-Kahlo
Anos de ouro: o êxito vivido pela Cidade do México e por Frida Kahlo pós-crise de 1929
Foto de Adrian Swancar na Unsplash
Frei Betto | Refém das redes digitais, juventude grita por socorro! Como evitar o pior?
Vicente Lombardo Toledano
O marxismo de Vicente Lombardo Toledano, fundador da Confederação de Trabalhadores da América Latina
vintage-historic-photos-of-the-battle-of-berlin-1945-bw-10
A batalha de Berlim e a rendição nazista: entrevista com um combatente