Pesquisar
Pesquisar

Frei Betto recebe Prêmio Internacional José Martí

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

O escritor e teólogo brasileiro Frei Betto recebeu o Prêmio Internacional José Martí 2013, da Unesco, no transcorrer da abertura da III Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo que transcorreu de 27 a 29 de janeiro em La Habana.

A homenagem foi entregue a Frei Betto por Pilar Álvarez Laso, subdiretora geral da Unesco para a área das Ciências Sociais e Humanas

O pergaminho da homenagem foi entregue à Frei Betto por Pilar Álvarez Laso, subdiretora geral da Unesco para a área das Ciências Sociais e Humanas, que ao mesmo tempo transmitiu as considerações do jurado para a outorga por unanimidade do prêmio a um homem que por décadas se tem entregado às causas da justiça, a paz e a defesa dos direitos humanos, em plena correspondência com os princípios éticos martianos.

Frei Betto, em primeiro lugar, reconheceu os ensinamentos de Fidel Castro em fazê-lo entender a grandeza e a vigência de Martí. Logo enfatizou as lições aprendida com os ensaios de Cintio Vitier – “desde que descobri seus ensaios esse sol do mundo moral é um de meus livros de cabeceira”, disse e acrescentou os artigos e o trabalho de difusão de Armando Hart.

O autor de “Fidel e a religião”, Frei Betto dedicou o Prêmio aos cinco heróis cubanos vítimas da injustiça do Império e prestou homenagem aos mais de 200 jovens brasileiros falecidos vitimas da irresponsabilidade na tragédia de Santa Maria.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

protestos-peru
Cleptocracia, ignarocracia, bufocracia: o declínio do substantivo "democracia" no Peru
Bolivia-guerra-hibrida-eua (1)
Guerra híbrida na Bolívia entra em nova fase e EUA querem "mudança de regime" até 2025
Petro-Colombia
Petro reage a ataques de guerrilheiros contrários ao acordo de paz: "Não toleraremos"
Milei
"Barbárie" e "desequilíbrio emocional": Petro e Fernández criticam nova selvageria de Milei