“A universidade está sob forte ataque devido ao projeto do governo federal Future-se, que implica em abrir possibilidades para cobrança de mensalidades nas universidades públicas”, diz o professor de geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em sua coluna em vídeo publicada na TV Diálogos do Sul.
Nesta terça-feira (13), estudantes, professores e organizações da sociedade civil realizam manifestações contra o projeto. Estão previstos atos nos 27 estados da federação.
Vanessa Carvalho/ CUCA da UNE
Protesto realizado em Belém do Pará (PA)
“Nós temos lutado para que todos os brasileiros tenham possibilidade de estudar em uma universidade pública, gratuita, que seja digna, com qualidade no ensino”, aponta di Mauro ao criticar a medida que, segundo ele, tem como objetivo, entre outras coisas, afastar os estudantes negros, indígenas e LGBTs dos espaços acadêmicos.
Além disso, ele destaca que |haverá uma redução ao estímulo às pesquisas de interesse público, porque a universidade ficará submetida aos interesses privados, com o mercado determinando o que será pesquisado”.
Confira o vídeo na íntegra: