O governo dos Estados Unidos autorizou nesta terça-feira (2) a realização de transações através de portos e aeroportos da Venezuela, a partir de uma nova regulamentação a respeito do comércio com o país sul-americano.
A medida do Departamento do Tesouro cria a “licença 30A”, que autoriza as operações portuárias e aeroportuárias com a Venezuela, que estavam proibidas desde agosto de 2019, por decreto do governo de Donald Trump.
Essa nova licença, no entanto, não serve para atividades relacionadas à exportação de diluentes, produto essencial para a Venezuela processar seu petróleo pesado. Também foram mantidas as restrições a qualquer transação com pessoas ou entidades sujeitas a sanções pelo governo dos Estados Unidos.
Reprodução
Joe Biden e Nicolás Maduro.
De qualquer forma, se trata da primeira medida do presidente Joe Biden para com a Venezuela, e parece sinalizar com algo positivo, se não com uma aproximação, ao menos com uma tentativa de estabelecer uma relação com o governo de Nicolás Maduro em parâmetros menos hostis que o promovido por seu antecessor.
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Veja também
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br - Receba nossa newsletter semanal com o resumo da semana: acesse aqui
- Acompanhe nossas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
WhatsApp
Telegram