Pesquisar
Pesquisar

Governo cubano valoriza a educação superior e amplia números de estudantes no país

País busca formação de profissionais competentes que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico nacional e o estímulo à continuidade de estudos dos jovens
Mariela Pérez Valenzuela
Prensa Latina
Havana

Tradução:

As possibilidades de seguir estudos superiores em Cuba estão garantidas para os jovens, que têm abertas as portas do conhecimento de forma gratuita, seja mediante o ingresso às universidades na forma presencial, nos cursos por encontro e na educação a distância.

Aos planos de formação de força de trabalho que o país precisa foi adicionada uma nova modalidade no ano letivo 2018-2019, com grande aceitação. Trata-se dos Programas de Educação Superior de Ciclo Curto, uma opção dirigida aos formados no ensino médio, com duração de dois a três anos. 

Para o curso inaugurado no dia 2 de setembro, foram oferecidas oito mil e quinhentas vagas dos 32 programas de ciclo curto contemplados nesse nível intermediário. 

Segundo José Ramón Saborido, ministro de Educação Superior, essa cifra, junto às 75 500 vagas oferecidas este ano para carreiras universitárias, garantem que cada graduado de pré-universitário possa estudar em um centro de altos estudos. 

As ofertas compreendem, entre outras, várias especialidades em Técnico Superior em Saúde, professores de Secundária Básica em diferentes matérias, Técnico Superior em Administração de Redes e Segurança Informática e Técnico Superior em Aduana. 

Para diretores desse Ministério, esta modalidade permitirá que os que concluam o ensino médio possam inserir-se no mundo do trabalho com uma qualificação maior que a de técnico médio e inferior ao graduado universitário.

País busca formação de profissionais competentes que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico nacional e o estímulo à continuidade de estudos dos jovens

Cubanet.org
A medida permitirá que os que concluam o ensino médio possam inserir-se no mundo do trabalho

Para o ano letivo 2019-2020 foram somados outros programas como Técnico Superior em Vigilância e Luta Antivetorial, Técnico Superior em Neurofisiologia Clínica e Professor de Secundária Básica para a Educação Artística. 

Com a aspiração de ampliar as especialidades no futuro próximo – de acordo com as necessidades dos organismos nos territórios -, a este sistema de estudo podem aceder os titulados de duodécimo grau que se apresentem aos exames de ingresso pela via de pré-universitário e de concurso. 

Por sua vez, as vagas não cobertas são proporcionadas aos educandos que não aprovem os exames de admissão à educação superior ou que não se apresentem, os formados na Faculdade Operário Camponesa, os graduados do grau doze em cursos precedentes e outros considerados pela comissão de ingresso provincial. 

Esta variante se insere nas transformações que são realizadas pela educação superior em Cuba, em coordenação com os organismos da administração central do Estado. Tem como particularidade que é dada no curso regular diurno e seus aspirantes devem ter até 25 anos. 

O ingresso destes jovens ao mundo do trabalho em um tempo mais breve e com altos níveis de preparação também compensará em parte o vazio que deixam aqueles que se aposentam, em um país com 20 por cento de sua população com 60 anos ou mais. Por sua vez, permitirá ocupar os universitários em trabalhos que requerem maior qualificação.

A formação de profissionais competentes que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico nacional e o estímulo à continuidade de estudos dos jovens com nível médio superior vencido são duas das razões pelas quais foram concebidos estas atraentes propostas, que constituem uma mostra da vontade política do Estado de priorizar a educação.

*Diretora Editorial de Publicações de Prensa Latina.

*Tradução: Beatriz Cannabrava

**Prensa Latina, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados.

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Mariela Pérez Valenzuela

LEIA tAMBÉM

Vox-Abascal-Milei
Xenofobia e delírios ultradireitistas: Vox reúne asseclas em Madri
Xi Jinping - Putin
Encontro de Xi e Putin fortalece relação histórica e aliança contra ofensiva “dupla” dos EUA
Alvaro-Uribe
Colômbia: Uribe pode ser condenado a 12 anos de prisão em julgamento por suborno e fraude
Gustavo Petro
Violação dos acordos de paz: entenda por que Petro vai denunciar a própria Colômbia na ONU