Pesquisar
Pesquisar

II Cúpula Continental de Comunicação Indígena

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

II Cumbre de Comunicación y V Cumbre de Pueblos_2013_facebookDe 6 a 13 de outubro, a comunidade d Tlahuitoltepec, Mixes, Oaxaca, México, será sede da II Cúpula Continental de Comunicação Indígena do Abya Yala. A primeira edição dessa Cúpula foi realizada em Cauca, Colômbia, há três anos, tem como objetivo o fortalecimento e empoderamento estratégico dos processos de comunicação dos povos indígenas do Abya Yala.

Já está disponível a programação do evento que abarca a seguinte temática geral:

  • Princípios gerais da comunicação indígena;
  • A comunicação indígena na defesa dos territórios e bens comuns dos povos indígenas;
  • Legislação para a comunicação e construção de políticas públicas em comunicação;
  • Construção do plano continental de formação integral em comunicação;
  • As mulheres na comunicação indígena;
  • Estratégias e mecanismos de enlace continental da comunicação indígena para a luta e o bem viver dos povos indígenas.

A dinâmica prevê que, depois de exposições de especialistas para situar cada tema, se dedicará a maior parte do tempo em seminários, reuniões de discussãoo e plenárias para aprofundar nos aspectos mais específicos.

Os atos culturais também constituem um componente importante da agenda, incluindo artes cênicas, cinema, música, dança e exposições.

Como resultado da Cúpula se espera um maior esclarecimento da natureza, características e propósitos da comunicação indígena para avançar na formulação de uma ferramenta estratégica em favor da luta dos povos indígenas

Prevê-se também constituir uma estratégia de trabalho legislativo dos povos indígenas, com vistas à formulação de políticas públicas em matéria de comunicação indígena, para os organismos nacionais e internacionais.

Será discutida a criação de uma escola itinerante de formação integral em comunicação indígena e se sistematizará experiências para o empoderamento em comunicação das mulheres indígenas.

Além disso, propõem-se avançar na definição estratégica o operativa do enlace continental da comunicação indígena – aprovada na primeira cúpula – no marcop das lutas pelo bem viver.

As Cúpulas de comunicação emergiram a raiz dos acordos da IV Cúpula Continental de Povos e Nacionalidades Indígenas do Abya Yala, realizada em Puno, Peru, em 2009. Esta segunda Cúpula de Comunicação foi convocada por uma vintena de organizações e redes nacionais e regionais.

Fonte: Minga Informativa

Más información: www.comunicacionesabyayala.org

Ver también: (*) http://www.comunicacionesabyayala.org/nota/estrategias-y-metodologia-general-de-trabajo-para-los-temas-y-subtemas-de-la-ii-cumbre/


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Gustavo Petro
Violação dos acordos de paz: entenda por que Petro vai denunciar a própria Colômbia na ONU
Haiti
Haiti: há pelo menos 20 anos comunidade internacional insiste no caminho errado. Qual o papel do Brasil?
Betty Mutesi
“Mulheres foram protagonistas na reconstrução da paz em Ruanda”, afirma ativista Betty Mutesi
Colombia-paz
Possível retomada de sequestros pelo ELN arrisca diálogos de paz na Colômbia