Pesquisar
Pesquisar

Incêndios na Amazônia são tema central de debate no plenário do Parlasul no Uruguai

Sessão também aprovou declaração de repudio a política migratória do governo dos Estados Unidos
Redação Agência Parlasur
Agência Parlasul
Montevidéu

Tradução:

Nesta segunda-feira, 26 de agosto, o Parlamento do Mercosul se reuniu na cidade de Montevidéu, Uruguai, para sua LXVI Sessão Ordinária. A situação atual dos incêndios na Amazônia foi o tema central de debate no Plenário.

Neste sentido, o Parlamentar argentino Gabriel Fidel apresentou uma Proposta que Declara a Emergência Ambiental para a Amazônia.

Esta declaração considera que a atual situação de crise ambiental na Amazônia é uma das piores catástrofes vividas na região. Recomenda que o Conselho do Mercado Comum (CMC) crie um Comitê Ambiental do Mercosul e um Sistema Regional de Gestão Integrada de Riscos para Prevenção, Planejamento, Preparação e Atenção à ocorrência potencial de emergências e desastres.

Sessão também aprovou declaração de repudio a política migratória do governo dos Estados Unidos

Agência Parlasul
Situação de crise ambiental na Amazônia é uma das piores catástrofes vividas na região.

O autor da proposta aprovada, Gabriel Fidel, afirma que “o que aconteceu na Amazônia envolve muitos países latino-americanos e estamos todos preocupados. Por sua vez, a deputada Fernanda Gil Lozano, responsável por fazer modificações à Declaração, destaca que: “a Amazônia é um patrimônio da humanidade e está em chamas neste momento. Não é do meu interesse interferir na soberania brasileira.

Da mesma forma, o Parlamentar Arlindo Chinaglia argumenta que: “se a Amazônia seguir sendo destruída, faltará chuva para a agricultura brasileira. É ilusório imaginar que permitir a destruição vai gerar riqueza, não vai. O fogo é o último passo do desmatamento. O diretor do INPE, quando ele alertou, foi demitido pelo governo. Devemos trabalhar junto com os demais Parlamentos regionais que tem em seu território a floresta Amazônica”.

No entanto, o Parlamentar brasileiro Telmario Mota, afirma que “neste momento que aflinge a nossa população, é uma campanha organizada pela mídia e um processo ideológico radical com relação as queimadas na Amazônia. O povo brasileiro tem condições de cuidar da Amazonía e ela não corre risco”.

Do mesmo modo, o deputado delegado Waldir defende que “a imprensa tem trazido no momento muita desinformação e o Brasil não abre mão da sua soberania em relação a Amazônia. Não vamos permitir a interferência internacional na Amazônia. As queimadas acontecem naturalmente de julho a agosto. O Brasil não vai permitir uma armação política para prejudicar o nosso agronegócio”.

Esta sessão também aprovou uma Declaração pela qual o PARLASUR repudia a política migratória do governo dos Estados Unidos de separar os menores de seus pais quando chegam aos Estados Unidos solicitando asilo, uma Recomendação que recomenda a implementação no Mercosul de um Acordo Geral sobre Normas Fitossanitárias que contribuam para um Status Fitossanitário e outra que recomenda que o CMC harmonize a educação superior de pós-graduação no Mercosul.

O Parlamento do Mercosul também aprovou uma Declaração de Interesse Ambiental o VIII simposio iberoamericano de engenharía em residuos, e a jornada legislativa sobre residuos de equipamentos elétricos e electrônicos.

Por fim, os seguintes brasileiros tomaram posse como Parlamentares do Mercosul: Angelo Coronel, Dr. Jaziel e Sanderson.

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação Agência Parlasur

LEIA tAMBÉM

Base dos EUA no Equador, que Noboa quer retomar, deixou rastro de crimes no país
Base dos EUA no Equador, que Noboa quer retomar, deixou rastro de crimes no país
Em luta contra genocídio e apartheid palestino, FEPAL realiza 11º Congresso a partir desta sexta (19)
Em luta contra genocídio e apartheid palestino, FEPAL realiza 11º Congresso a partir desta sexta (20)
Casa de las Américas Nosso total apoio à Internacional Antifascista - Doutrina Monroe
Casa de las Américas | Nosso total apoio à Internacional Antifascista
Argentina juízes que forjaram processo sobre Cristina Kirchner preparam acusação contra Maduro (1)
Argentina: juízes que forjaram processo sobre Cristina Kirchner preparam acusação contra Maduro