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Ainda nos primeiros anos da escola, quando as crianças têm seus contatos iniciais com a história brasileira, uma das perguntas propostas por muitos professores é? Quem descobriu o Brasil?
A esta indagação, é comum que se espere que a criançada em coro responda: Pedro Álvares Cabral. Uma afirmação mentirosa que ao longo dos séculos fundamenta e justifica a “invasão européia” ocorrida no início do século XV.
Ao atribuir ao navegador português a descoberta do país, esta versão dos acontecimentos desconsidera as estimadas 5 milhões de pessoas que aqui viviam antes da chegada dos europeus.
João Baptista Pimentel Neto*
Poucos brasileiros -inclusive os educadores- sabem mas a Lei 11.645 tornou a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” obrigatória no currículo oficial da rede de ensino. A referida lei, porém, ainda faz parte daquelas leis que no Brasil são tratadas como “aquelas leis que não pegaram” e não é cumprida na imensa maioria das escolas tupiniquins. Tal situação é justificada pelos gestores educacionais com o -falso- argumento da inexistência de conteúdos didáticos sobre as temáticas.