Pesquisar
Pesquisar

Itália se une à nova Rota da Seda da China e causa desconforto aos Estados Unidos

A Itália planeja apoiar formalmente a iniciativa multibilionária nova Rota da Seda da China. Seria a primeira nação do G7 a aderir ao ambicioso projeto
Redação Sputnik Brasil
Sputnik Brasil

Tradução:

Roma está se preparando para assinar um memorando de entendimento para apoiar oficialmente o projeto, defendido pelo presidente chinês Xi Jinping, até o final de março, de acordo com Michele Geraci, subsecretário do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, citado pelo jornal norte-americano Financial Times (FT).

“A negociação ainda não acabou, mas é possível que ela seja concluída a tempo da visita de Xi”, disse Geraci à publicação.

“Queremos ter certeza de que os produtos 'Made in Italy' possam ter mais sucesso em termos de volume de exportação para a China, que é o mercado que mais cresce no mundo”, acrescentou.

Espera-se que o líder chinês faça uma visita oficial à Itália em 22 de março. Depois disso, Xi Jinping se dirigirá à França e, finalmente, aos EUA para negociações adicionais para resolver o atual impasse entre Pequim e Washington.

O movimento da Itália não foi bem recebido em Washington. O projeto, conhecido como a nova Rota da Seda, não ajudará a Itália economicamente e poderá prejudicar significativamente a imagem internacional do país, segundo a Casa Branca.

“Estamos céticos de que o endosso do governo italiano trará quaisquer benefícios econômicos sustentados para o povo italiano, e isso pode acabar prejudicando a reputação global da Itália a longo prazo”, afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Garrett Marquis, ao jornal.

Espera-se que a iniciativa chinesa forneça conectividade efetiva e impulsione a cooperação da China com mais de 80 países do Sudeste e Ásia Central, Oriente Médio, Europa e África por meio de vários projetos de infraestrutura nos moldes da antiga Rota da Seda.

O projeto promete impulsionar significativamente o comércio global, reduzindo os custos de comercialização pela metade para os países envolvidos.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Redação Sputnik Brasil

LEIA tAMBÉM

Comida cara “mercado” ameaça governo, mídia golpista mente e bolsonarismo surfa na onda
Comida cara: “mercado” ameaça governo, mídia golpista mente e bolsonarismo surfa na onda
Privatização da Sabesp
“Imperialismo total”: como economia brasileira foi moldada para suprir o capital internacional
Central American migrants find quarter in southern Mexico
18% do povo da Guatemala vive nos EUA: a proposta de Arévalo contra dependência de remessas
Aposta de Trump no bitcoin abre terreno para próximo colapso financeiro global
Aposta de Trump no bitcoin abre terreno para próximo colapso financeiro global