Pesquisar
Pesquisar

Juan Manuel Santos recebe o Prêmio Nobel da Paz 2016

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz 2016 foi anunciado sexta-feira, 7 de outubro, pelo comitê norueguês do Nobel. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, recebeu o prêmio pelos seus esforços de pacificação no seu país.

© REUTERS/ Jose Gomez
santos“Entregando o Prêmio da Paz ao presidente Juan Manuel Santos, o Comitê deseja incentivar todos os que lutam por atingir a paz, a reconciliação e a justiça na Colômbia. O presidente mostrou que vai continuar lutando pela paz até o seu último dia de mandato”, se destaca no anúncio oficial do Comitê.
O conflito na Colômbia começou em 1964: as tropas governamentais passaram a combater os rebeldes das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia e os sindicatos criminosos. A guerra civil no país levou as vidas de 220 mil pessoas.
Cinquenta e dois anos depois, em 26 de setembro, em Cartagena foi celebrado o acordo de paz entre o governo e os rebeldes. O comitê do Nobel é formado por cinco personalidades escolhidas pelo Parlamento da Noruega, por um período de 6 anos.
De acordo com a vontade do fundador do prêmio, Alfred Nobel, o prêmio da Paz é o único dos cinco prêmios Nobel que é entregue em Oslo, em vez de Estocolmo.
A cerimônia de entrega é sempre realizada no mesmo dia, 10 de dezembro, data da morte de Alfred Nobel. O montante de cada um dos prêmios Nobel, em 2016, é de 8 milhões de coroas suecas, cerca de R$3 milhões.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Vox-Abascal-Milei
Xenofobia e delírios ultradireitistas: Vox reúne asseclas em Madri
Xi Jinping - Putin
Encontro de Xi e Putin fortalece relação histórica e aliança contra ofensiva “dupla” dos EUA
Alvaro-Uribe
Colômbia: Uribe pode ser condenado a 12 anos de prisão em julgamento por suborno e fraude
Gustavo Petro
Violação dos acordos de paz: entenda por que Petro vai denunciar a própria Colômbia na ONU