Pesquisar
Pesquisar

Juca Ferreira | Declaração de filho do inelegível demonstra que precisamos continuar vigilantes

Até traficantes repudiam comparação com professores feita por Eduardo Bolsonaro em evento pró armas promovido pela extrema direita bolsonarista
Juca Ferreira
Diálogos do Sul
Brasília (DF)

Tradução:

Diante do absurdo, até um traficante usou as redes sociais para esclarecer, repudiar e desmontar a fala do deputado Eduardo Bolsonaro (PL/SP) comparando as duas “categorias”! 

Assista ao vídeo

Pois é, como se vê, até os traficantes sabem porque os professores merecem respeito. Eles porém…

Neste contexto, apesar de acreditar ser uma verdadeira tragédia termos que dialogar com os abjetos argumentos apresentados pelo deputado em seu discurso, queiramos ou não, faz parte da conjuntura. Afinal, ainda não superamos o perigo da extrema direita.

Cannabrava | Evasão escolar e pobreza são verdadeiro genocídio da juventude brasileira

É certo que hoje os bolsonaristas estão na defensiva, perdendo força, mas ainda com uma presença forte no parlamento, nas FFAA, nas instituições públicas e com uma base social significativa, além de muito ativos na internet. Neste cenário, são também peças do jogo político.

Enquanto isso, a direita mais “bem comportada” trabalha para que eles sirvam de aríete para arrombar portas do governo e para se afirmarem como alternativa.

Assista na TV Diálogos do Sul

Portanto, enquanto não forem reduzidos a nada, o que é dificílimo, pela presença social, precisamos continuar avançando no governo e na sociedade e nossa luta no parlamento deve, neste momento, garantir ao menos uma redução de danos.

O centrão é gelatinoso, vai se conformando e se adaptando as mudanças políticas mas, à um preço muito alto. Um preço que deve ser pago através de emendas e cargos no governo, resultando numa contaminação pelo fisiologismo de quase todo o aparato do Estado e debilitando a força ética do governo.

Continua após o banner

No futuro, certamente precisaremos de um purgante para eliminar esses vermes que nos debilitam e nos enfraquecem. Como as crianças quando voltam das férias, que precisam expurgar as lombrigas adquiridas no contato com a terra e com águas contaminadas. Só assim teremos o Brasil forte e saúdavel que todos n´ós desejamos.

Juca Ferreira | Sociólogo, ex-ministro da Cultura e colaborador da Diálogos do Sul.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Juca Ferreira

LEIA tAMBÉM

Lula-RS-Brasil (2)
Nas mãos de Lula, caos no RS é sequela do bolsonarismo: desmonte ambiental e fake news
mães - palestina
Dia das Mães: algumas mães só querem a paz de presente, lembra ato pró-Palestina em Brasília
RS - inundações
Chamado à solidariedade internacionalista: inundação no RS demanda mobilização
Lula - 1 de maio
Cannabrava | Lula se perdeu nos atos de 1º de maio