NULL
NULL
Os advogados Michelle Gueraldi e Joelson Dias, lançam o livro de sua autoria, EM BUSCA DO ÉDEN: TRÁFICO DE PESSOAS E DIREITOS HUMANOS, EXPERIÊNCIA BRASILEIRA, editado pela Max Limonad. A noite de autógrafos será na segunda-feira, 10 de junho, na Livraria da Vila Pátio Higienópolis, Av. Higienópolis, 618, Piso Pacaembu, em São Paulo, das 18:30h às 21:30h .
A obra é resultado de estudos desenvolvidos sobre o tráfico de pessoas como um padrão mundial de violação aos direitos humanos, associado aos movimentos migratórios. Por isso, descreve o tratamento dispensado ao tema pelo Sistema Universal de Direitos Humanos da ONU e traz as referências de ONGs brasileiras e estrangeiras que publicaram relatórios sobre o enfrentamento ao tráfico. Por fim, o livro retrata o modelo de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Brasil, a partir de iniciativas dos três poderes de Estado. Identifica iniciativas do Executivo, a exemplo da Política Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas, outras oriundas do Legislativo, as proposições legislativas existentes no Congresso Nacional, e reune 28 casos de tráfico de pessoas, julgados por tribunais de 11 Estados brasileiros.
Ambos com mestrado em Direito pela Universidade de Harvard e atuação em cortes internacionais que tratam dos Direitos Humanos, os autores esperam que este trabalho contribua para a efetividade das políticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas no país.
O livro também traz uma avaliação sobre o perfil das vítimas brasileiras – em geral, mulheres de até 35 anos e em vulnerabilidade socioeconômica – e dos aliciadores, esses geralmente pessoas próximas, de suas relações sociais. Outra questão abordada é o tamanho e a ramificação das redes internacionais que praticam esse crime.
Com o lançamento em fevereiro do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e da campanha Coração Azul, em maio, a publicação da obra é especialmente oportuna já que vivemos um despertar nacional para o problema do Tráfico internacional de pessoas, que vitima tantos brasileiros.