Pesquisar
Pesquisar

Lançamento: “Em busca do édem: Tráfico de pessoas e migrações, experiência brasileira”

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

EM BUSCA DO ÉDEN TRÁFICO DE PESSOAS E DIREITOS HUMANOS, EXPERIÊNCIA BRASILEIRAOs advogados Michelle Gueraldi e Joelson Dias, lançam o livro de sua autoria, EM BUSCA DO ÉDEN: TRÁFICO DE PESSOAS E DIREITOS HUMANOS, EXPERIÊNCIA BRASILEIRA, editado pela Max Limonad. A noite de autógrafos será na segunda-feira, 10 de junho, na Livraria da Vila Pátio Higienópolis, Av. Higienópolis, 618, Piso Pacaembu, em São Paulo, das 18:30h às 21:30h .

A obra é resultado de estudos desenvolvidos sobre o tráfico de pessoas como um padrão mundial de violação aos direitos humanos, associado aos movimentos migratórios. Por isso, descreve o tratamento dispensado ao tema pelo Sistema Universal de Direitos Humanos da ONU e traz as referências de ONGs brasileiras e estrangeiras que publicaram relatórios sobre o enfrentamento ao tráfico. Por fim, o livro retrata o modelo de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Brasil, a partir de iniciativas dos três poderes de Estado. Identifica iniciativas do Executivo, a exemplo da Política Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas, outras oriundas do Legislativo, as proposições legislativas existentes no Congresso Nacional, e reune 28 casos de tráfico de pessoas, julgados por tribunais de 11 Estados brasileiros.

Ambos com mestrado em Direito pela Universidade de Harvard e  atuação em cortes internacionais que tratam dos Direitos Humanos, os autores esperam que este trabalho contribua para a efetividade das políticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas no país.

O livro também traz uma avaliação sobre o perfil das vítimas brasileiras – em geral, mulheres de até 35 anos e em vulnerabilidade socioeconômica – e dos aliciadores, esses geralmente pessoas próximas, de suas relações sociais. Outra questão abordada é o tamanho e a ramificação das redes internacionais que praticam esse crime.

Com o lançamento em fevereiro do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e da campanha Coração Azul, em maio, a publicação da obra é especialmente oportuna já que vivemos um despertar nacional para o problema do Tráfico internacional de pessoas, que vitima tantos brasileiros.

 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Paris
Da Porte de la Villette à Bastille: uma jornada pela cultura e modernidade de Paris
Questão-racial-Brasil (1)
Lima Barreto, 13 de maio e a questão racial no Brasil
ASTROJILDOPEREIRA-MGLIMA-2023-OK
O marxismo de Astrojildo Pereira, fundador do Partido Comunista do Brasil (PCB)
Hipátia de Alexandria
O assassinato de Hipátia de Alexandria, a mulher filósofa