Pesquisar
Pesquisar

Liberdade para Ana Belén!

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Ana Belén Montes, a porto-riquenha presa nos Estados Unidos sob condições extremas desde 2001 por seus atos de solidariedade e compromisso com o povo cubano, acaba de receber um diagnóstico de câncer de mama.

ob_961df7_ob-cbd9e0-ana-belen-montes-1A informação que ela divulgou a seus familiares e advogados é limitada, devido ao hermetismo que caracteriza seu caso. Mesmo assim sabe-se que Ana Belén se submeterá a uma mastectomia do seio direito dentro de pouco tempo, e que o medico que a atende na prisão diz que precisa um tratamento quimioterápico. Apesar de suspeitar-se que o câncer está em uma etapa avançada, desconhece-se se chegou aos nódulos linfáticos.
Recentemente, a campanha internacional em favor de sua libertação tem difundido essa campanha através de múltiplas organizações, artistas e personalidades públicas, assim como comités de solidariedade com Ana Belén. As vozes cubanas foram as primeiras e continuam sendo das mais consequentes. Outros países têm se unido aos esforços dessa valente lutadora pelo respeito e a paz entre as nações: Estados Unidos, França, Irlanda, Argentina, Chile, Brasil, República Dominicana, entre outros. Em Puerto Rico foi constituída uma Mesa de Trabalho por Ana Belén Montes. Agora, mais que nunca, exorta-se a todos a que elevem a voz para exigir sua libertação imediata, tanto por uma questão de justiça como por razões humanitárias.
Ana Belén já cumpriu quinze anos de prisão em condições hostis e de isolamento na prisão Federal Medical Center, Carswell, em Fort Worth, Texas, rodeada de prisioneiras que sofrem de condições mentais, muitas delas violentas. Ela foi condenada por 25 anos por obedecer sua consciência e negar-se a ser cúmplice da política de agressão do governo estadunidense contra o povo cubano.
Contudo, ainda que Ana Belén recebesse um tratamento médico adequado (o que não é usual na maioria das prisões), seu tratamento e processo de recuperação será muito árduo, doloroso, e carente dos cuidados físicos e de apoio emocional e espiritual tão necessários. Conclamamos às pessoas interessadas em apoiar a Ana a que participem das atividades de solidariedade e, entre outras ações, escrever cartas ao sr. Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, para o seguinte endereço: 1600 Pennsylvania Ave. Washington, DC 20500. Também podem enviar fax, 202-456-2461, ou por e-mail.
O número de reclusa de Ana Belén Montes é 25037016. Tem 59 anos e a data para sair da prisão é 1º de julho de 2027.
Para mais informação, visite a página do facebook Libertad para Ana Belén Montes, ou escreva para: anabelenmontes2015@gmail.com


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Cuba
EUA tiram Cuba de lista sobre terrorismo: decisão é positiva, mas não anula sanções
ONU
Palestina como membro pleno da ONU: entenda os reflexos da resolução aprovada
Crise-drogas-EUA
EUA culpam cartéis do México por crise de drogas entre estadunidenses
Cartão Vermelho para Donald Trump...