Pesquisar
Pesquisar

Livro retoma luta pela anistia no Brasil, sob o ponto de vista de quem lutou por democracia

Em seu novo livro Resistência e Anistia, Paulo Cannabrava Filho resgata a história das lutas do povo brasileiro contra a ditadura repressiva e regressiva

Redação Diálogos do Sul
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

Para marcar na agenda:

No próximo dia 21 de agosto, às 18h, a Revista Diálogos do Sul, em parceria com a editora Alameda Casa Editorial e Opera Mundi, fará o lançamento do livro Resistência e Anistia, do jornalista Paulo Cannabrava Filho.

O evento será transmitido ao vivo pela página do Opera Mundi no YouTube e no Facebook e contará com grandes nomes da militância brasileira, como o advogado Victor Neiva, a ex-militante da Ação Popular (AP) e advogada de presos políticos Rita Sipahi, a militante e escritora Amelinha Teles e Clelia Hunke, presidenta da Abap (Associação Brasileira de Anistiados Políticos).

Em seu novo livro Resistência e Anistia, Paulo Cannabrava Filho resgata a história das lutas do povo brasileiro contra a ditadura repressiva e regressiva

Reprodução
Paulo Cannabrava Filho resgata a história das lutas do povo brasileiro contra a ditadura repressiva e regressiva, de 1964 a 1985.

Em seu novo livro Resistência e Anistia, Paulo Cannabrava Filho resgata a história das lutas do povo brasileiro contra a ditadura repressiva e regressiva, de 1964 a 1985, contada pelos seus protagonistas e através de exaustiva pesquisa documental. 

Na obra, o autor relata o que foi o processo de Justiça de Transição, a luta do povo pela pela democracia, o movimento por eleições diretas e pela anistia a todos os presos e perseguidos políticos. A partir da Lei de Anistia, outro capítulo dessa luta que persiste ainda hoje, a de fazer com que se cumpram as Leis.

A jornalista, historiadora e cientista política Beatriz Bissio ressalta a importância de se abordar um tema tão relevante para o atual contexto político no Brasil, onde diversas pessoas estão negando o que ocorreu durante o período da ditadura militar no país. 

“Esse livro tem que sair porque esse é o momento de voltar a trabalhar,  sobretudo com as novas gerações, a questão da memória da resistência e da luta”, diz Bissio, em declarações à Revista Diálogos do Sul

Para o cineasta documentarista Silvio Tendler, que conheceu Paulo Cannabrava quando ainda era um “jovem militante e um bravo guerreiro”, a experiência que o autor colheu com a própria vida faz do livro Resistência e Anistia uma obra “fundamental”.

Resistência e Anistia já está disponível e pode ser adquirido através do site da Alameda Editora. “É uma leitura imperdível, se a gente quiser conhecer um pouco mais desse processo de transição e das nossas lutas pela anistia, tem que ler esse livro”, recomenda Carlinhos Augusto Marighella.

Serviço:

Lançamento do Livro: Resistência e Anistia de Paulo Cannabrava Filho

Onde: Página do Opera Mundi no Facebook e YouTube

Horário: 18h00

Livro em pré-venda: http://www.alamedaeditorial.com.br/historia/resistencia-e-anistia-de-paulo-cannabrava-filho

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

LEIA tAMBÉM

Grito dos Excluídos e Excluídas
Sentença a golpistas repara vítimas da ditadura que há décadas aguardam justiça
Agência Brasil
PEC da Blindagem e sanções dos EUA: ameaça à democracia brasileira
Estátua do STF
Condenação histórica dos golpistas: justiça, soberania e pressões externas
Condenação histórica de Bolsonaro e generais golpistas
Condenação histórica de Bolsonaro e generais golpistas: vitória da democracia, tensão entre poderes