Pesquisar
Pesquisar

L’Osservatore Romano reabilita a Teologia da Libertação

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

No jornal do Vaticano, amplo espaço dedicado aos escritos do padre Gustavo Gutierrez, dominicano, considerado o fundador da “corrente”.

O padre Gustavo Gutierrez e o Papa Francisco I
O padre Gustavo Gutierrez e o Papa Francisco I

“Com um Papa latino-americano, a teologia da libertação não podia permanecer muito tempo nas sombras às quais foi relegada por alguns anos, ao menos na Europa”. Essas palavras do Padre Ugo Sartorio enfatizam a iniciativa do Osservatore Romano de dar amplo espaço, em suas edições, a escritos do teólogo peruano padre Gustavo Gutierrez, dominicano, considerado o fundador da teologia da libertação.

O jornal da Santa Sé, que “reabilita”, assim, uma corrente teológica há muito marginalizada pelos casos em que se mesclou com a ideologia marxista, publicará excertos do livro de Gutiérrez «Dalla parte dei poveri. Teologia della liberazione, teologia della Chiesa» (Editrice Missionaria Italiana) [“Da parte dos pobres. Teologia da libertação, teologia da Igreja”], dedicados aos pobres como “preferidos de Deus” e contra o “neoliberalismo econômico” e a “desumanização da economia”.

“A contribuição de Gustavo Gutierrez tornou evidente uma coisa para nós aqui na Europa — sublinha Dom Gerhard Ludwig Mueller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e admirador do teólogo peruano –, a saber: a injustiça no mundo é um fator que permanece e que somente pode ser superado com a disponibilidade de todos os homens de voltar o olhar para Cristo”.

*Original do Vatican Insider | Tradução: Fratres in Unum.com – http://www.lastampa.it/2013/09/03/vaticaninsider/ita/vaticano/losservatore-romano-riabilita-la-teologia-della-liberazione-HgyXjIIAMrXsKYBYxupTAJ/pagina.html


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

netanyahu
Impunidade de Israel ameaça credibilidade da Justiça Internacional
Ebrahim_Raisi (1)
Palestina estava no topo das prioridades de Ebrahim Raisi, ex-presidente do Irã
milei-argentina-espanha
Ataques de Milei deixam relação diplomática Espanha-Argentina na corda bamba
Ebrahim Raisi (1)
Ebrahim Raisi, Robert Fico, Prigozhin e Gaza: dois pesos e duas medidas na imprensa internacional