Pesquisar
Pesquisar

Lula apresenta primeiros 5 ministros de seu governo e confirma Haddad na Fazenda

Além do professor, Rui Costa, Flávio Dino, Mauro Vieira e José Múcio compõem equipe e participaram de coletiva com o presidente eleito na manhã de hoje (9)
Iram Alfaia
Portal Vermelho
Brasília (DF)

Tradução:

Em coletiva nesta sexta-feira (9), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, pouco antes do jogo entre Brasil e Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo, os nomes dos primeiros cinco ministros que vão ajudá-lo a governar a partir de janeiro.

São eles: Rui Costa (PT) na Casa Civil, Flávio Dino (PSB) na Justiça, José Múcio na Defesa, Fernando Haddad (PT) na Fazenda e o embaixador Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Com exceção de Mauro Vieira, que se encontra na Croácia, onde é embaixador, todos os demais futuros ministros compareceram ao evento de anúncio. O presidente eleito diz que tomou a decisão por que é preciso que eles trabalhem imediatamente.

“Nós não temos o direito de não fazermos a coisa correta e tratarmos com carinho as pessoas mais necessitadas do país. Espero que esses companheiros trabalhem, porque tarefa vai ser difícil. Cada companheiro sabe da sua responsabilidade”, disse Lula, no anúncio.

Congresso, mercado, militares: cenário à frente de Lula é mais grave que em 1988

Referindo-se a Haddad, Lula disse que ele tem a incumbência nos próximos dias de montar sua equipe e apresentar resultados.

“Companheiro Rui Costa certamente vai prestar um extraordinário serviço na Casa Civil. José Múcio, grande companheiro, meu ministro da Defesa, depois que terminar o jogo do Brasil vamos reunir para discutir o futuro do país. Flávio Dino tem uma militância consagrada, foi eleito senador da República e vai ajudar a consertar muita coisa nesse país. Maulo Vieira é o ministro das Relações Exteriores. Tenho grande relação com ele e resolvi escolhê-lo”, disse.

Além do professor, Rui Costa, Flávio Dino, Mauro Vieira e José Múcio compõem equipe e participaram de coletiva com o presidente eleito na manhã de hoje (9)

Captura de tela/YouTube
Lula agradeceu aos senadores que aprovaram a PEC do Bolsa Família e disse que vai continuar conversando com parlamentares da Câmara

Antes que fosse questionado pela imprensa, o presidente eleito antecipou que nos próximos anúncios, já na próxima semana, terão na lista nomes de mulheres e negros. “Vocês devem estar pensando, ou alguém está com pergunta preparada: ‘Presidente lula, não tem mulheres, não tem negros?’. Vai ter uma hora que vocês vão ver mais mulheres e mais negros aqui”, comprometeu-se.

Lula ainda agradeceu aos senadores que aprovaram a PEC do Bolsa Família e disse que vai continuar conversando com parlamentares da Câmara dos Deputados no sentido de aprovar a proposta naquela Casa.

“Não acredito em dificuldade na Câmara. Terei as conversas necessárias para aprovar como no Senado. Essa PEC é para fazer reparo no governo Bolsonaro e trazer o mínimo necessário para pessoas necessitadas, saúde, farmácia popular e começar a cuidar do povo brasileiro”, disse Lula.


Perfil dos ministros

Fernando Haddad (Fazenda)
Haddad é professor de ciência política, mestre em Economia e doutor em Filosofia. Ele foi prefeito de São Paulo (2013-2017) e ministro da Educação entre 2005 e 2012 nos governos de Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016).

Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública)
Ex-governador do Maranhão por dois mandatos e senador eleito pelo mesmo estado, Flávio Dino foi juiz federal, deputado federal pelo PCdoB e presidente da Embratur.

Rui Costa (Casa Civil)
Economista formado pela Universidade Federal da Bahia, Rui Costa foi governador da Bahia, deputado federal e secretário da Casa Civil da Bahia.

José Múcio (Defesa)
Formado em engenharia civil, é ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro das Relações Institucionais (2007-2009). Foi deputado federal por Pernambuco por cinco mandatos.

Mauro Vieira (Relações Exteriores)
Foi chanceler no governo Dilma Rousseff. É um dos diplomatas mais próximos do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, conselheiro de Lula para assuntos internacionais.

Iram Alfaia | Portal Vermelho

Confira a coletiva com Lula e os novos cinco ministros


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Iram Alfaia

LEIA tAMBÉM

Rumo à multipolaridade, Centro de Integração e Cooperação Rússia-América Latina é inaugurado no Brasil
Rumo à multipolaridade, Centro de Integração e Cooperação Rússia-América Latina é inaugurado no Brasil
O retorno de Trump, Lula e o resgate da classe trabalhadora no Brasil
O retorno de Trump, Lula e o resgate da classe trabalhadora no Brasil
Modelo falido polarização geopolítica e omissão de potências condenam G20 ao fracasso (2)
Modelo falido: polarização geopolítica e omissão de potências condenam G20 ao fracasso
Nova Lava Jato “Intromissão” dos EUA na compra de caças suecos é só a ponta do iceberg
Nova Lava Jato? “Intromissão” dos EUA na compra de caças suecos é só a ponta do iceberg