Pesquisar
Pesquisar

Roberto Savio “A imprensa tem perdido poder e dignidade”

Roberto Sávio

Tradução:

Entrevista a Roberto Savio, jornalista e analista político italiano.

Cristian Cabalin*
Roberto Savio1Em 1964 fundou a Inter Press Service (IPS), uma das agências de notícias mais reconhecidas do mundo. Na agência Savio acompanhou os acontecimentos mais relevantes da história recente, enfatizando a necessidade de estender as fronteiras da comunicação, reivindicar a importância do jornalismo e, agora, frear a erupção de movimentos nacionalistas depois do Brexit inglês e o triunfo de Trump nos Estados Unidos.
Em visita no Chile, Savio aborda a atual configuração do sistema de meios de comunicação, o papel do jornalismo na sociedade contemporânea e o auge de movimentos nacionalistas na Europa. Ele afirma que o debate iniciado para uma nova ordem mundial da informação em 1980 com o Informe MacBride da UNESCO, onde se apelava à democratizar as comunicações e promover a paz, ficou no esquecimento com o modelo neoliberal promovido a partir do começo das administrações de Reagan e Thatcher. “Devido aos interesses corporativos, hoje o estado da comunicação é muito pior que o de há quase 40 anos. Os meios já não promovem uma visão da sociedade, já não se preocupam com os cidadãos”, afirma.
Porém, hoje se fala de “jornalismo cidadão”, existe essa categoria?

Roberto Savio: Esse jornalismo cidadão é feito fora dos diários graças ao sistema de comunicação horizontal promovido pela Internet. Quando se refere à imprensa, se fala de meio de comunicação, mas não o é. A imprensa é um meio de informação. A comunicação é um sistema horizontal.

De toda maneira a imprensa continua sendo fundamental para o funcionamento da democracia.

Roberto Savio: Sim, mas a profissão jornalística tem se banalizado. Para economizar dinheiro agora os diários só se dedicam a cobrir acontecimentos. Não cobrem processo, onde se necessita maior interpretação e desenvolvimento das histórias. O jornalismo se reduziu a pílulas; então, não se necessita jornalistas brilhantes.

São menos complexos os jornalistas de hoje?

Roberto Savio: Claro, mas é produto da estrutura do mercado de meios. Se não é necessário escrever análises, pago menos. Por exemplo, os jornalistas na Itália trabalham por artigo publicado; poucos têm contratos que garantam estabilidade.

Este problema econômico dos diários afeta também sua influência na sociedade? Sempre se acreditou que a imprensa constrói a agenda política.

Roberto Savio: A imprensa perdeu o poder, porque hoje a política é menos importante. A política já não é dirigida pela sociedade. O poder é exercido pelo mundo das finanças e das grandes corporações econômicas. Antes um diário podia fazer cair um governo, hoje isso é impossível, porque a política perdeu poder diante da economia financeira.

Então, como recuperar esse poder?

Os meios de informação e a política tem que apresentar um modelo de sociedade. Propor uma discussão sobre se é correto ou não salvar os bancos em épocas de crise. Os bancos na Europa ainda possuem 800 bilhões de dólares em títulos tóxicos. Destina-se mais dinheiro a salvá-los do que a subsídios para o trabalho juvenil. Hoje, 35% dos jovens está sem emprego, mas se gasta mais recursos para salvar os bancos europeus. Então há que discutir que modelo de sociedade queremos ou se vamos entregar tudo para o mercado. Os meios não têm liderado esse debate. A imprensa perdeu poder e também dignidade.

Nesse contexto, o que se pode esperar do jornalismo?

Roberto Savio: A ontologia do jornalismo é ser a consciência crítica da sociedade para que esta possa discutir a si mesma. Em uma sociedade em crise, o jornalista tem uma função muito importante. O jornalismo deve voltar a conectar a sociedade com a democracia. É necessário uma visão complexa para entender e interpretar os processos sociais.

O Brexit e Trump

Com essa exigência de maior análise, como é possível explicar o triunfo de Donald Trump nos Estados Unidos ou o Brexit na Inglaterra?

Roberto Savio: Há duas razões fundamentais para entender esses processos. A partir de 1981, com o impulso do neoliberalismo –através do Consenso de Washington, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional- decidiu-se que o crescimento econômico vem do mercado e que se deve eliminar os gastos sociais. Com esta política de ajuste se começa a desmantelar a estrutura do Estado para privatizar tudo. Logo, com a queda do Muro de Berlim, começam a falar do fim da história. A esquerda se confronta com esse contexto, com um tsunami ideológico neoliberal e é incapaz de criar um muro de contenção. Desde Tony Blair para frente ocorre uma dissociação com a democracia e a esquerda se acomoda à nova ordem, onde existe um declive na participação dos cidadãos na política e muitos pessoas são deslocadas da sociedade pelo sistema neoliberal. Porém ninguém nota e só se dedicam o olhar as estatísticas.

E são esses deslocados que votam a favor do Brexit e Trump?

Roberto Savio: Claro. Há crescimento, mas também muita desigualdade. O voto pelo Brexit e por Trump vem de pessoas que foram marginalizadas, precarizadas e castigadas pelo excesso neoliberal. Mas esse fenômeno também se conecta com a eleição de um presidente nas Filipinas, Rodrigo Duterte, que promete matar delinquentes, narcotraficantes e drogados. Há algumas semanas deu uma coletiva à imprensa em que disse que seu governo estava atrasado porque só tinha matado a uns três mil das 300 mil pessoas prometidas em sua campanha! Estamos numa mudança de sociedade em que afloram tais sentimentos de ódio e nacionalismo. E parece que ninguém está consciente disso.

Os grupos mais progressistas não foram capazes de ver essas mudanças?

Roberto Savio: A esquerda não soube deter o neoliberalismo desatado porque procurou se adaptar e descuidou das pessoas, sobretudo dos jovens. Na Inglaterra, 82% dos jovens votou para ficar na Europa, porque tem uma visão mais contemporânea da realidade. Nos Estados Unidos os jovens deram dez milhões de votos a Bernie Sanders, mas o Partido Democrata apoiou a Hillary Clinton e espantou toda a juventude.

No começo da entrevista você disse que a Internet tem promovido uma comunicação mais horizontal, mas alguns analistas afirmam que as redes sociais digitais se converteram num risco para a democracia, porque criam algumas comunidades onde só se compartilham discursos racistas, misóginos ou xenófobos. Existe aí também uma explicação para o trunfo de Trump, a quem inclusive chamam de candidato “troll”, porque atacava com virulência seus adversários?

Roberto Savio: Há uma responsabilidade muito complexa nesse terreno. A sociedade civil –que está na base do conceito das redes sociais digitais- se organiza basicamente por temas. Por exemplo, se eu me interesso pelo meio ambiente, não compro jornais, porque a informação não está neles, vou à Internet. Essa organização do fluxo de comunicações por temas tem levado a um tipo de informação sem hierarquias profissionais. Então, no contexto dessa falta de organização conceitual, se gera material informativo que só tem a intenção de alcançar as pessoas que pensam igual que eu, promovendo a intolerância.

De fato, segundo análises recentes, Facebook é a maior plataforma para difusão de notícias falsas.

Roberto Savio: Claro. Um dos grandes problemas atuais é que grande parte da população sai do mundo real para ingressar no mundo virtual. Por exemplo, no ano passado na China, um milhão de casal se casou sem nunca ter se encontrado antes pessoalmente, só tinham mantido contato pela Internet. Este mundo virtual está criando uma nova cultura, em que a vida social é reduzida. Na Internet é muito mais fácil fazer circular ilusões, desejos e falsidades, porque não há um mecanismo de filtro nem controle. Por isso mesmo a função do jornalista se torna insubstituível na sociedade contemporânea.

*Original de Palabra Pública, revista da Universidade do Chile
 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Roberto Sávio

LEIA tAMBÉM

Daniel_Noboa_Equador
Apagões no Equador detonam aprovação de Noboa e consulta popular pode fracassar
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações
Colombia
"Estado dentro do Estado": dissidências das Farc levam educação à região do Yarí, na Colômbia
Argentina_EUA
Argentina acusa Irã de atentado a Amia como reflexo da aliança entre Milei e EUA